É possível recorrer a um crédito habitação para comprar uma casa sozinho. Fica a saber o que deves ter em conta.
Comentários: 0
Crédito habitação para solteiros
Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

Comprar uma casa sozinho é possível, e pode ser mais fácil do que parece, desde que tenhas as poupanças necessárias, estabilidade no emprego e capacidade financeira suficiente para pagar um empréstimo. O crédito habitação para solteiros é, portanto, viável. No entanto, as condições que tens de reunir para conseguir a aprovação por parte da entidade bancária podem ser mais exigentes. Explicamos-te tudo aquilo que precisas de saber.

Crédito habitação para solteiros

Quando falamos de um crédito habitação para solteiros, falamos de um crédito habitação com um titular responsável pelo seu pagamento. De um modo geral, o processo para pedir um crédito habitação sozinho é idêntico ao pedido de empréstimo normal, a diferença não está, portanto, na forma, mas sim no conteúdo.

Quanto posso pedir?

"O montante pedido não é definido pelo facto de o crédito habitação ter um ou dois titulares. O que determina o valor máximo que podes pedir no empréstimo são as condições que reúnes no momento do pedido e que darão – ou não - segurança ao banco", alertam os alertam os especialistas do idealista/créditohabitação.

Comprar casa sozinho
Photo by Joshua Mayo on Unsplash

Condições favoráveis à aprovação de crédito habitação para solteiros

Para existir uma maior probabilidade do teu crédito habitação solteiro ser aprovado, há algumas características que deves ter em conta:

  • Estar há mais de dois anos no trabalho atual e num regime efetivo;
  • Não registar dúvidas junto do Banco de Portugal;
  • Possuir um rendimento estável que comprove ao banco capacidade de suportar a prestação do crédito habitação;
  • No caso de pagares renda, esta deve ser idêntica ou superior à prestação mensal do crédito, sendo um bom indício de como consegues cumprir o pagamento.

Crédito habitação solteiro: garantias

Recorrer a um crédito implica sempre que apresentes garantias ao banco para conseguir aprovação. No caso de não teres o perfil ideal, e tal como no crédito habitação normal, poderás sempre apresentar fiadores como garantia adicional, o que poderá reforçar a tua segurança perante o banco.

Mas há mais. No caso de crédito habitação solteiro, a idade é um fator importante a ter em conta, apesar do facto de se ter maior ou menor estabilidade profissional não ter uma correlação direta com o pedido de fiadores. 

  • Se tens menos de 25 anos, há maior probabilidade do banco pedir fiadores. Isto porque se considera que com essa idade poderá não existir estabilidade financeira e pessoal que permita o cumprimento do pagamento da prestação mensal do crédito.
  • Com idade superior a 25 anos, poderá não ser necessário fiadores, mas tudo depende do risco apresentado pelo cliente. O pensamento é simples: quanto maior o risco, maiores as garantias exigidas.

Crédito habitação solteiro
Photo by Joshua Mayo on Unsplash

Crédito habitação solteiro: qual a entrada e taxa de esforço ideais?

Num processo de crédito habitação para aquisição de um imóvel para habitação própria permanente é pedido ao requerente que tenha uma entrada inicial que corresponda entre 10 a 20% do valor de aquisição do imóvel.

No caso do crédito habitação solteiro o valor de entrada é o mesmo, mas uma vez que a prestação do crédito é assegurada por apenas uma pessoa, quanto maior for o montante inicial, maior será a segurança transmitida ao banco e permite que a taxa de esforço seja mais baixa, não devendo ser superior a 35%.

Antes de iniciares qualquer processo junto do banco podes recorrer a um simulador que te ajudará a perceber, entre outras coisas, quais as condições mais favoráveis para o teu perfil de cliente e qual a probabilidade do teu crédito habitação solteiro ser aprovado.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade