No cálculo da taxa de esforço será considerada apenas a prestação da casa e não os encargos com outros créditos.
Comentários: 0
Bonificação dos juros no crédito habitação
Foto de Nataliya Vaitkevich no Pexels

A bonificação dos juros é uma medida desenhada pelo Governo de António Costa para mitigar os efeitos da subida a pique das taxas de juro nos créditos habitação de taxa variável. A questão é que, afinal, o acesso ao novo apoio para pagar o crédito habitação será mais difícil para as famílias, já que no cálculo da taxa de esforço é considerada apenas a prestação da casa e não os encargos com outros créditos.

A redação final do Decreto-lei n.º 20-B/2023, que cria apoios extraordinários de apoio às famílias para pagamento da renda e da prestação de contratos de crédito, esclarece todos os requisitos de acesso à bonificação dos juros, como é o caso de ter um contrato de crédito habitação de taxa variável igual ou inferior a 250 mil euros, deviamente regularizado, por exemplo.

E revela ainda outro requisito de acesso à bonificação dos juros que reduz – e muito – o leque de famílias que este apoio poderá abranger. Para beneficiar deste apoio, os agregados familiares devem ter “uma taxa de esforço igual ou superior a 35 % do seu rendimento anual com os encargos anuais de pagamento das rendas ou das prestações creditícias abrangidas pelo presente decreto-lei”, lê-se no documento.

Isto quer dizer que no cálculo da taxa de esforço é apenas considerada a prestação do crédito habitação sobre os rendimentos da família. E para aceder a este apoio, o resultado da taxa de esforço terá de ser superior a 35%, esclareceu o Banco de Portugal (BdP), citado pelo Público.

Ou seja, a fórmula de cálculo da taxa de esforço não tem em conta outros encargos financeiros com outros créditos – tal como é considerado pelos bancos na hora de conceder empréstimos. Portanto, uma família que esteja a pagar um empréstimo da casa e outros créditos (pessoal e automóvel, por exemplo) e tenha uma taxa de esforço superior a 35%, só poderá aceder à bonificação dos juros se a prestação da casa, por si só, pesar mais de 35% sobre os rendimentos familiares.

Este critério torna o acesso à bonificação dos juros mais restritiva e pode ainda prejudicar as famílias mais endividadas – que serão também aquelas que estão hoje com mais dificuldades. Isto porque as famílias que apresentam taxas de esforço igual ou superiores a 50% podem ter condições de bonificação dos juros mais vantajosas, aponta o mesmo jornal.

A bonificação dos juros nos créditos habitação pode dar um apoio de até 720 euros ao longo de 2023. Embora o diploma já esteja publicado desde o passado dia 22 de março e que preveja efeitos retroativos até janeiro, as famílias só deverão poder começar a entregar os pedidos para aceder ao apoio em meados de maio, sendo que este só deverá começar a ser pago no final de maio ou até mesmo em junho.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta