Ajudas no crédito habitação

Bonificação dos juros e fixar prestação só chegam a 50% dos pedidos

A bonificação dos juros foi uma medida criada no final de 2023 para ajudar as famílias com elevadas taxas de esforço a pagar as prestações da casa. Mas, de lá para cá, só há 22 mil beneficiários, menos de metade das famílias que submeteram os pedidos. Também a fixação temporária da prestação da casa só chegou a pouco mais de 9 mil agregados, quando o universo de pedidos é bem superior.
Fixar a prestação da casa

Fixar a prestação da casa: mais de 5 mil famílias já aderiram

Os pedidos de adesão à fixação da prestação da casa durante dois anos têm estado a aumentar, para fazer face aos elevados juros que ainda se fazem sentir. E muitos têm sido aprovados. Só os bancos Santander, Millenium bcp e Crédito Agrícola já fixaram as prestações da casa a mais de cinco mil famílias. Também a adesão à bonificação dos juros tem estado em alta, com os mesmos bancos a aprovaram quase 25 mil pedidos.
Fixar a prestação da casa

Fixar a prestação da casa: maiores bancos já receberam 14 mil pedidos

A fixação da prestação da casa durante dois anos é um dos mais recentes apoios públicos às famílias que estão a pagar créditos habitação mais caros. E, até agora, os pedidos de adesão a esta ajuda que visa reduzir os juros até 30% têm estado a escalar. Só os cinco maiores bancos em Portugal já registaram 14.367 pedidos dos mutuários para fixar a prestação da casa. Destes, 2.580 famílias já estão a pagar prestações mais baixas. Também os pedidos à bonificação dos juros estão a aumentar.
Fixação da prestação da casa

Famílias em dificuldades vão sentir alívio ao fixar prestação, diz BCP

Há cada vez mais famílias com dificuldades em pagar as prestações da casa, devido à forte subida dos juros nos créditos habitação a taxa variável, que representam a maioria dos contratos em Portugal. E isso é bem visível na procura pelos apoios: só o banco BCP já fez 16 mil renegociações de contratos de crédito habitação até setembro e tem 2.400 contratos a beneficiar da bonificação dos juros. Quanto à fixação da prestação da casa, que vai entrar em vigor esta quinta-feira (dia 2 de novembro), Miguel Maya acredita que esta medida é "positiva", porque também alivia o esforço das famílias com dificuldades em pagar os empréstimos.
Bonificação dos juros no crédito habitação

Bonificação de juros no crédito habitação: tudo o que é preciso saber

A bonificação dos juros nos créditos habitação é uma das medidas de apoio às famílias previstas no programa Mais Habitação, que visa mitigar a rápida subida das taxas Euribor – influenciam diretamente as prestações da casa a pagar ao banco. O Governo, nesse sentido, anunciou novas regras para o cálculo da bonificação dos juros, de forma a chegar a mais famílias, tendo aumentado o valor máximo do apoio em 80 euros, para 800 euros. No artigo desta semana da Deco Alerta explicamos tudo sobre este tema.
Bonificação dos juros no crédito habitação

Bonificação dos juros terá fiscalização mais apertada

O Governo decidiu reforçar a bonificação dos juros de forma a apoiar as famílias face ao aumento das prestações da casa, por via da subida das taxas de juro. Entre as principais alterações está a fórmula de cálculo, que permitirá alargar o apoio a mais famílias, e ainda o reforço da bonificação anual para 800 euros (ao invés de 720 euros). Mas as mudanças não ficam por aqui. Haverá também um maior controlo aos rendimentos das famílias e fiscalização, sobretudo, nos casos em que as taxas de esforço superam os 100%.
Bonificação dos juros no crédito habitação

Bonificação dos juros chegará a 200 mil famílias e custará 200 milhões

A bonificação dos juros nos créditos habitação é uma das medidas de apoio às famílias previstas no Mais Habitação, que vem mitigar a rápida subida dos juros nas prestações da casa. Agora, a proposta do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024) detalha que há cerca de 200 mil contratos de crédito habitação elegíveis à bonificação dos juros e que esta medida custará ao Estado 200 milhões de euros em 2024.
Construir casa

Mais Habitação sem impacto: falta de casas e preços altos por resolver

Há novidades frescas no universo da habitação em Portugal. Na passada quinta-feira, o Governo reforçou os apoios ao crédito habitação, que vêm ajudar as famílias a reduzir as prestações da casa no imediato. E o Parlamento voltou a aprovar o programa Mais Habitação na sexta-feira, sem alterações, mesmo depois de o Presidente da República ter vetado o diploma em agosto. Estas medidas de apoio às famílias são "positivas", ajudando a mitigar os efeitos da subida dos juros nos orçamentos familiares. Mas não vêm resolver o problema estrutural do mercado da habitação em Portugal, alertam as várias vozes do setor imobiliário ouvidas pelo idealista/news. Também dizem em uníssono que o pacote Mais Habitação não vai ter grande impacto no imobiliário português, porque não chega para resolver a escassez de casas no mercado, nem o desafio da subida dos preços, problemas que os portugueses enfrentam juntos.
Apoios ao crédito habitação

Prestação da casa desce 25% com novos apoios à habitação - como?

Esta quinta-feira, o Governo apresentou novas medidas de apoio à subida dos juros nos créditos habitação. Uma delas permite dar um desconto na Euribor de 30% no prazo de dois anos. E a outra reforçou e alargou a bonificação de juros a mais famílias. O efeito conjugado de destas duas medidas de apoio ao crédito habitação permite reduzir em 25% o encargo mensal com prestação da casa de um empréstimo de 100 mil euros e maturidade de 30 anos, segundo cálculos do Governo.

Apoios à prestação são "paliativos": Marcelo vai avaliar "com urgência"

O Presidente da República prometeu esta quinta-feira (dia 21 de setembro) apreciar com urgência as novas medidas do Governo para o setor da habitação, reiterando que lhe parece positiva a ideia de reduzir e estabilizar temporariamente as prestações dos créditos habitação. Estas medidas de apoio à subida das prestação da casa "são paliativas", que permitem às famílias "ganhar fôlego" perante o aumento a pique da subida de juros.
Bonificação dos juros no crédito habitação

Bonificação dos juros vai ser alargada depois da reunião do BCE

Há cerca de um mês, o Governo anunciou que vai ajustar o regime de bonificação dos juros no crédito habitação de forma a chegar a mais famílias. E revelou que quer ainda “alargar significativamente” a oferta de taxa fixa. Mas as novas medidas de apoio do crédito habitação só vão ser conhecidas depois da próxima reunião do Banco Central Europeu (BCE), que se vai realizar esta quinta-feira (dia 14 de setembro). Para já, o Governo tem pedido dados atualizados sobre os empréstimos da casa aos bancos de forma a ajustar o regime de bonificação dos juros.