Reembolsos antecipados de crédito habitação própria permanente aumentaram em maio, passando de 0,67% para 0,81% do stock total.
Comentários: 0
Reembolsos antecipados de crédito habitação sobem
Foto de Christian Dubovan na Unsplash

“Os reembolsos antecipados de crédito habitação própria permanente voltaram a aumentar em maio, passando de 0,67% para 0,81% do stock de empréstimos”, revelou esta quarta-feira (5 de julho de 2023) o Banco de Portugal (BdP).

Segundo o regulador e supervisor bancário, “esta evolução foi comum aos reembolsos antecipados totais (0,52% para 0,66% do stock) e aos reembolsos antecipados parciais (de 0,14% para 0,15% do stock), prosseguindo a tendência de aumento das amortizações antecipadas dos empréstimos observada desde setembro de 2022”.

Recentemente, Clara Raposo, vice-governadora do BdP, revelou que entre janeiro e maio deste ano as famílias com crédito habitação em Portugal amortizaram antecipadamente 3,7 mil milhões de euros, mais 1,5 mil milhões de euros (quase 70%) que no mesmo período do ano passado. Uma tendência que ganha força num momento em que a prestação da casa está a subir em flecha, devido ao aumento das taxas Euribor.

De recordar que no final do ano passado entrou em vigor uma medida de mitigação do impacto da forte subida dos juros que vigora até 31 de dezembro de 2023 e inclui a suspensão do pagamento de comissões aos bancos em caso de amortização antecipada, total ou parcial, do empréstimo da casa.

Além disso, o Orçamento do Estado para 2023 (OE2023) veio também permitir o reembolso antecipado de PPR e PPR/E sem penalizações e limite de valor quando o mesmo se destine a amortizar antecipadamente parte ou a totalidade do empréstimo da casa.

*Com Lusa

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta