Há boas notícias para os contratos de crédito hábitação indexados à Euribor a três ou seis meses.
Comentários: 0
prestação da casa
Foto de cottonbro studio no Pexels

Abril traz um alívio na prestação da casa paga ao banco, mas apenas para quem tem o empréstimo associado à Euribor a três ou seis meses. Este é o terceiro mês em que há redução das prestações dos créditos habitação indexadas a estas taxas, depois de quase dois anos a subirem, tal como revelam as simulações do idealista/créditohabitação. Ainda assim, para os contratos indexados à Euribor a 12 meses revistos em abril, as notícias não são tão animadoras: a prestação terá um agravamento.

As taxas mensais da Euribor em março desceram ligeiramente a 3 e a 6 meses e subiram a 12 meses para os seguintes valores:

  • Euribor a 12 meses: a média mensal subiu para 3,718% em março, mais 0,047 pontos percentuais (p.p) do que a registada em fevereiro (3,671%);
  • Euribor a 6 meses: a taxa do prazo intermédio diminuiu ligeiramente em março para 3,895%, menos 0,006 p.p. face a fevereiro (3,901%);
  • Euribor a 3 meses: permaneceu em 3,923% em março;

A presidente do Banco Centro Europeu (BCE), Christine Lagarde, continua a não se comprometer com cortes nas taxas de juro. A responsável veio dizer, entretanto, que durante os meses de maio e junho a instituição terá muito mais dados para saber se está no bom caminho para atingir o seu objetivo de inflação de 2%. E só nessa altura irá avaliar se será possível “passar à fase de revisão do ciclo de política monetária e aliviar a orientação restritiva".

David Brito, diretor-geral da Ebury Portugal, considera que “o adiamento das expetativas de descida das taxas pelo BCE levou a uma subida da Euribor a um ano”. Ainda assim, “os mercados já estão a assumir quase por completo um primeiro corte nas taxas de juro em junho e preveem um total de 3 a 4 descidas de 25 pontos base este ano, o que deixaria o preço do dinheiro em 3,75% - 3,5% no final de 2024”, explica em declarações ao idealista/news.

“Parece cada vez mais claro que as boas notícias para os titulares de crédito habitação vão chegar mais tarde do que o previsto e que teremos de esperar até junho para que a Euribor comece a descer significativamente, altura em que se espera que o BCE inicie o tão aguardado ciclo de flexibilização monetária”, acrescenta o responsável.

Crédito habitação em abril: como ficam as prestações?

Perante as oscilações das taxas Euribor em março, quem está a pensar comprar casa em abril com recurso a crédito habitação a taxa variável vai pagar menos euros face a quem contratou no mês anterior - isto se optar por uma taxa a 3 ou 6 meses. É isso mesmo que revelam as simulações do idealista/créditohabitação, tendo por base um novo empréstimo habitação de 150.000 euros, com spread de 1% e prazo de 30 anos:

  • Crédito habitação com Euribor a 12 meses: quem avançar com o empréstimo em abril de 2024 (que usa a média da Euribor de março) vai pagar uma prestação de 779 euros no primeiro ano, mais quatro euros que quem se antecipou e avançou com o financiamento em março (775 euros). 
  • Crédito habitação com Euribor a 6 meses: a prestação da casa a pagar em abril e nos cinco meses seguintes será de 796 euros, cerca de onze euros a menos face a outubro do ano passado.
  • Crédito habitação com Euribor a 3 meses: a prestação da casa desce ligeiramente para 797 euros nos primeiros três meses do contrato, menos um euro do que quem avançou com o crédito da casa em janeiro.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta