A garantia pública no crédito habitação começou a ser disponibilizada pelos bancos no início do ano e tem tido elevada adesão pelos jovens. Só o Santander, a Caixa Geral de Depósitos (CGD) e o BPI já concederam 227 milhões de euros em garantias do Estado, o que corresponde a quase um quarto do envelope atribuído à banca.
Durante os últimos seis meses, a CGD, o BPI e o Santander já concederam mais de 1,5 mil milhões de euros de créditos habitação para jovens, totalizando 227 milhões de euros garantidos pelo Estado, escreve o Jornal de Negócios:
- BPI: gastou mais de 45% da quota que lhe foi atribuída de 149,5 milhões de euros;
- CGD: concedeu 34,3% da quota de 257,2 milhões de euros da garantia pública;
- Santander: esgotou 27% dos 259,3 milhões de euros garantido pelo Estado.
Contas feitas, significa que só estes três bancos concederam 227 milhões de euros em garantias públicas, quase um quarto (23%) do envelope de mil milhões de euros inicialmente previsto pelo ministério das Finanças. Os outros 200 milhões de euros previstos já foram usados pelo Estado, nomeadamente para reforço da quota do Montepio e alargamento da medida a sociedades financeiras, como a UCI.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta