Garantia pública: Bankinter usou 30% da quota – mas quer chegar aos 100%
O Bankinter utilizou 30% da sua quota para a garantia pública para crédito habitação de mutuários até aos 35 anos, admitindo que poderá pedir um reforço do valor alocado, disse esta quinta-feira (22 de janeiro de 2026) a direção do banco espanhol.
Garantia pública no crédito da casa: Santander pede reforço de 150 milhões
O Santander anunciou esta quarta-feira, dia 14 de janeiro de 2026, que pediu um reforço de 150 milhões de euros da sua quota da garantia pública para a compra de casa por jovens até aos 35 anos.Em comunicado, o banco disse que “solicitou às entidades competentes” este reforço de 150 milhões de euros
Garantia do Estado pesa mais de 25% do total de crédito habitação
A compra de casas por jovens com recurso à garantia pública representou 25,9% do total atribuído nos primeiros dez meses do ano, tendo sido utilizado 46,5% do montante total alocado a este programa, anunciou o Banco de Portugal (BdP).
CGD pede reforço de 250 milhões para apoiar crédito habitação jovem
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai pedir um reforço em 250 milhões de euros da garantia pública a que pode aceder para crédito habitação para jovens. Até ao momento, o banco público concedeu 1.300 milhões de euros em empréstimos para a compra de casa a jovens através deste mecanismo de apoio do Estado, no total de mais de 6.650 operações contratadas ou em fase final de processo. Já os pedidos de financiamento ascendem a mais de 12.800, no total de mais de 2.500 milhões de euros.
Crédito habitação: apenas 40% dos jovens recorreu à garantia pública
Mais de metade dos contratos de créditos habitação própria e permanente consumados em Portugal nos primeiros oito meses do ano – entre janeiro e agosto – foram realizados por jovens com idade até aos 35 anos, mas destes só 40% acionaram a garantia pública do Estado, que permite pedir 100% do empréstimo ao banco.
À procura de casa? Estes passos vão ajudar-te a decidir melhor
Estás à procura de casa para comprar ou arrendar? Com tantas opções no mercado, saber por onde começar pode parecer confuso.
Garantia pública para jovens: quase 25% do envelope já foi usado
A garantia pública no crédito habitação começou a ser disponibilizada pelos bancos no início do ano e tem tido elevada adesão pelos jovens.
Garantia pública no crédito habitação: impacto depende da adesão
A garantia pública que vem facilitar o acesso ao crédito habitação por parte dos jovens já está regulamentada, esperando-se que fique operacional até ao final do ano ou no início de 2025.
Isenção de IMT e garantia: novo guia ajuda jovens a comprar casa
Os jovens até aos 35 anos que querem comprar casa em Portugal tem novos apoios públicos, como é o caso da isenção de IMT e Imposto de Selo e ainda a garantia pública no crédito habitação. Para ajudar estes jovens a comprar casa, a Century 21 Portugal lançou esta quarta-feira, dia 9 de outubro, um novo guia, que explica como ter acesso a estes novos apoios governamentais disponíveis (e não só).
Garantia pública apoia "nicho" de jovens: prestações da casa vão engordar
A garantia pública vai permitir aos jovens até aos 35 anos ter acesso a um crédito habitação a 100%. Mas, embora a medida já esteja em vigor, os bancos ainda aguardam a sua regulamentação pelo Governo para saber como atuar, um diploma que deverá ser conhecido até 9 de setembro. Para já, os líderes dos maiores bancos a operar em Portugal alertam que a garantia pública vai fazer as prestações da casa subir, o que fará com que só os jovens com maiores rendimentos consigam beneficiar deste apoio.
Garantia pública não alivia regras do crédito da casa, avisa Centeno
O governador do Banco de Portugal disse esta terça-feira, dia 28 de maio, que os bancos não podem aliviar o cumprimento das regras de concessão de crédito à habitação, a propósito da medida do Governo de garantia pública à compra de primeira habitação por jovens.
"A recomendação macroprudencial é p
Jovens a comprar casa: garantia pública vai cobrir só 10% do crédito
Para ajudar os jovens a comprar a sua primeira casa, o Governo de Montenegro quer dar garantias públicas no crédito habitação. Mas ainda há vários detalhes por revelar, nomeadamente se há limite dos preços dos imóveis e o tipo de financiamento a que se destina (só para compra de casa ou também para construção). Agora, sabe-se que esta garantia pública para os jovens até aos 35 anos destina-se apenas aos 10% da entrada do empréstimo da casa, segundo revelou Miguel Pinto Luz, ministro das Infraestruturas e da Habitação.
líderes europeus antecipam seis mil milhões para combater desemprego jovem
os líderes europeus acordaram esta sexta-feira antecipar para 2014 e 2015 a disponibilização da verba de seis mil milhões de euros destinada à garantia jovem, inicialmente prevista para o período 2014-2020, anunciou o presidente do conselho europeu.