Garantia do Estado pesa mais de 25% do total de crédito habitação
A compra de casas por jovens com recurso à garantia pública representou 25,9% do total atribuído nos primeiros dez meses do ano, tendo sido utilizado 46,5% do montante total alocado a este programa, anunciou o Banco de Portugal (BdP).
Falta de casas acessíveis: a receita de Bruxelas para resolver a crise
A habitação está no topo das preocupações da sociedade portuguesa, com as casas à venda cada vez mais caras e rendas altas, dificultando o acesso a uma casa digna por quem tem salários baixos ou médios. Mas este não é um problema só de Portugal, estendendo-se a todo o continente europeu.
Garantia pública no crédito habitação reforçada com 350 milhões
O Governo vai reforçar a garantia pública que apoia os jovens na compra da primeira habitação com 350 milhões de euros, elevando o montante total de 1.200 para 1.550 milhões de euros. A medida surge após forte adesão desde o arranque do regime, que permite que o financiamento do imóvel seja garantido a 100% pelo sistema financeiro.
Casas usadas dominam, mas quem ganha mais de 3.000 euros opta por novas
A maioria dos portugueses continua a viver em casas próprias, com 65% dos inquiridos a possuir habitação própria e 97% daqueles que ainda não são proprietários a desejar vir a comprar casa. O arrendamento mantém-se sobretudo entre quem aufere menos de mil euros por mês ou é trabalhador-estudante, refletindo uma preferência histórica pela propriedade e a perceção de maior segurança legal.
Comprar a primeira casa: 3 reflexões antes de avançar
Muita procura, pouca oferta e preços sempre a subir. Atualmente, este é o cenário da habitação em Portugal com o qual se depara quem quer comprar a primeira casa, especialmente nas grandes cidades.
Crédito habitação com garantia pública tem maior peso no interior
A garantia pública no crédito habitação continua a dar que falar, devido à elevada adesão dos jovens até aos 35 anos.
Garantia pública estimula cada vez mais jovens a comprar casa usada
A procura por crédito habitação com garantia pública entre jovens até aos 35 anos continua a ganhar ritmo. Em julho, o número de contratos neste regime aumentou 6,1% face a junho, enquanto o montante financiado cresceu 6,5%, segundo dados do Banco de Portugal. O mesmo mês foram assinados 2,4 mil contratos de crédito com garantia do Estado, num total de 475 milhões de euros. Estes empréstimos representaram 45,6% dos contratos e 46,8% do montante global contratados por jovens para aquisição de habitação própria e permanente.
IMT Jovem já fez um ano: procura de casas à venda dispara e oferta cai
A vida dos jovens que querem comprar casa em Portugal mudou há cerca de um ano, quando que entrou em vigor a isenção de IMT e de Imposto de Selo. De lá para cá, já mais de 40 mil jovens beneficiaram desta medida do Governo, que ajuda a poupar milhares de euros em impostos. A verdade é que a procura de casas à venda até 324.058 euros – o limite para beneficiar da isenção total dos impostos – disparou no último ano, ajudando a oferta de habitação a cair, mostram os dados do idealista, editor desta newsletter.
Jovens pedem mais crédito habitação: que salários e poupanças têm?
A isenção de IMT e a garantia pública têm atraído cada vez mais jovens até aos 35 anos para comprar casa com recurso a crédito habitação. Mas muitos processos acabam por ficar pelo caminho, sobretudo, os pedidos realizados por jovens até aos 25 anos ou com salários mais baixos.
BdP alarga deveres sobre garantia pública a sociedades financeiras
Há cerca de quatro meses, o Governo alargou às sociedades financeiras o regime da garantia pública no crédito habitação concedido a jovens.
Garantia pública para jovens: quase 25% do envelope já foi usado
A garantia pública no crédito habitação começou a ser disponibilizada pelos bancos no início do ano e tem tido elevada adesão pelos jovens.
Isenção jovem de IMT e IS dá despesa ao Estado de 116 milhões de euros
A corrida à compra de casa por jovens começou a instalar-se em Portugal a partir de agosto de 2024, altura em que a isenção de IMT e Imposto de Selo (IS) entrou em vigor.
Garantia pública sem efeito na subida do preço das casas, defende BCP
A venda de casas em Portugal deu o salto no início do ano, assim como o preço da habitação. Mas porque é que isto acontece?
Comprar casa com isenção de IMT: medida abrange mais de 36 mil jovens
Há cada vez mais jovens a comprar casa beneficiando da isenção do pagamento de Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) e Imposto de Selo (IS).
Quartos para arrendar quase duplicam num ano - mas preços sobem
Os quartos para arrendar já não são só para estudantes deslocados. Perante o elevado custo da habitação para comprar e arrendar em Portugal, há quem procure casas partilhadas para viver, como jovens em início de carreira, pessoas solteiras, separadas ou quem está a enfrentar dificuldades financeiras. É neste contexto que muitos proprietários têm optado por dedicar-se antes a este tipo de alojamento, assistindo-se a um expressivo aumento da oferta de quartos para arrendar. No início de 2025, o stock registou uma subida de 91% face ao mesmo período do ano passado, revela a análise do idealista, o marketplace imobiliário de Portugal e editor desta newsletter. Mas, apesar de existirem mais quartos para arrendar, os preços subiram 4% num ano.
Garantia pública para jovens concedida à UCI e reforçada ao Montepio
O Governo autorizou a concessão de garantias ao crédito à habitação para jovens até 35 anos à Unión de Créditos Inmobiliários (UCI) e o reforço do concedido pelo Montepio, segundo um diploma publicado em Diário da República.O executivo lembrou o disposto no diploma “que estabelece as condições em qu
Crédito habitação: banca espera aumento da procura até junho
Os bancos confirmam que houve um aumento da procura por crédito habitação nos primeiros meses de 2025. Este movimento foi gerado tanto pela descida dos juros como pelos novos apoios destinados à compra de casa por jovens (isenção de IMT e garantia pública).
Sociedades financeiras têm 30 dias para aderir à garantia pública
As sociedades financeiras que tenham interesse em aderir à garantia pública no crédito habitação jovem já podem manifestar o seu interesse junto do Estado, tendo um prazo de 30 dias para o fazer a contar a partir desta quarta-feira, dia 16 de abril.
Jovens a viver no interior? "Falta emprego e salários são baixos"
A falta de emprego e os baixos salários que impedem os jovens de aceder à habitação e a um projeto de vida “parecem ser a principal razão do abandono do Interior”, disse a secretária de Estado da Habitação esta terça-feira, dia 15 de abril.No distrito de Castelo Branco, no âmbito da execução do inve
Garantia pública para jovens lança créditos habitação para alto risco
A garantia pública permite aos jovens até aos 35 anos ter um crédito habitação financiado a 100%. Esta ajuda pública para os jovens comprarem casa acaba por aumentar a percentagem de financiamento bancário e a taxa de esforço além dos níveis recomendados pelo Banco de Portugal (BdP).
Açores quer ceder 11 lotes para construir casas na ilha de São Jorge
O Governo dos Açores tem a decorrer, até 30 de abril, o período de candidaturas para cedência, sob reserva de propriedade, de 11 lotes infraestruturados na freguesia da Urzelina, concelho de Velas, na ilha de São Jorge.O concurso público esta segunda-deira (dia 31 de março) publicado em Jornal Ofici
Isenção de IMT chega a 26 mil jovens – compraram mais de 18 mil casas
A isenção de IMT e de Imposto de Selo na compra de casa por jovens até aos 35 anos continua a assinalar uma elevada adesão no país.
Sociedades financeiras já podem dar garantia pública a jovens
As sociedades financeiras podem conceder crédito à habitação a jovens com garantia pública a partir desta quinta-feira, dia 20 de março, segundo o decreto-lei publicado em Diário da República.No preâmbulo do diploma, esta quarta-feira publicado, o Governo diz que toma a medida de estender às socieda
Garantia pública sem reforço depois de incluir sociedades financeiras
O alargamento às sociedades financeiras da garantia pública no crédito à habitação concedido a jovens não implicará um aumento do montante global de 1.200 milhões de euros da garantia já autorizado, esclareceu à Lusa o Ministério das Finanças.Numa resposta escrita enviada à agência Lusa, a tutela av
Geração Z sai tarde de casa dos pais por difícil acesso à habitação
Os jovens da Geração Z estão a sair mais tarde de casa dos pais não por razões culturais, mas por dificuldades crescentes em aceder à habitação, conclui um projeto de investigação sobre os países do Sul da Europa.“A permanência dos jovens em casa dos pais é um fenómeno cada vez mais comum, que refle