Lisboa vai ser um "mar" de gente entre 7 e 10 de novembro, quando se realiza o Web Summit, a conferência mundial de empreendedorismo, tecnologia e inovação e para a qual já estão confirmados mais de um milhar de investidores. Com os hotéis à beira de lotação esgotada, o Turismo de Lisboa garante que a cidade está preparada para receber este megacongresso. E os transportes públicos estão a preparar os serviços para o aumento de passageiros previsto.
A marcação de encontros entre startups e representantes de fundos está a aumentar de dia para dia na plataforma tecnológica da Web Summit, conta o Expresso, dando nota de que, até ao final da semana passada, já tinham sido pré-agendadas mais de 2000 reuniões.
Encontra o financiador para o teu projeto
As startups, detalha o jornal, poderão encontrar o leque completo de investidores. Desde os especialistas em capital semente vocacionados para as rondas iniciais de financiamento (early stage) — como a YCombinator ou a 500 Startups — até aos fundos que entram em estágios mais avançados do investimento (late stage) — como a TPG ou a Silver Lake.
Muitos outros encontros entre empreendedores e investidores, ainda de acordo com o Expresso, vão realizar-se de forma informal na Night Summit (cimeira da noite), que vai decorrer nas noites do evento nos restaurantes e bares do Cais do Sodré e do Bairro Alto.
Cidade prepara-se para três dias de enchente
“Lisboa tem perfeitas condições para todas estas pessoas ficarem alojadas, poderem sair e jantar fora. O tecido empresarial da cidade vai absorver esta concentração de gente, todos estão a dar o seu melhor e tenho a certeza que vai correr bem”, salienta Paula Oliveira, diretora executiva do Turismo de Lisboa, ao Expresso.
Os transportes públicos de Lisboa estão a preparar os serviços para o aumento de passageiros previsto para os dias da conferência. Contactadas pelo jornal, as empresas não quantificam o afluxo extra de passageiros com o evento, mas garantem estar “em articulação com a organização” para implementar “medidas de apoio à sua realização”.
Segundo um inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) realizado em setembro, os hotéis de Lisboa preveem para os dias da conferência, com base em reservas já efetuadas, atingir em média ocupações de 85% e diárias a €163 — o dobro do preço médio na cidade em novembro do ano passado, que se cifrou em €73.
App do Web Summit já disponível
A aplicação móvel da Web Summit foi lançada a 17 de outubro, passando a estar disponível para ser descarregada nas lojas online App Store e Google Play. Os participantes podem assim instalar a app nos telemóveis que usem os sistemas iOS (iPhone).
A organização, citada pelo Expresso, recomenda a sua utilização por ser uma ferramenta que ajuda a gerir agendas (através da função Schedule) e a desencadear encontros com as pessoas certas — investidores, startups ou oradores — de acordo com as áreas de interesse de cada participante. E ainda permite interagir em tempo real através da funcionalidade de chat.
Para poder comentar deves entrar na tua conta