Fim do RNH em Portugal

Novo regime de RNH está em vigor sem clarificar todos os beneficiários

O regime de residentes não habituais (RNH) terminou, tal e qual como o conhecemos, com a entrada em vigor do Orçamento de Estado para 2024 (OE2024). E deu lugar a outro benefício, bem mais restrito, para estrangeiros que pretendam viver em Portugal: o incentivo fiscal à investigação científica e inovação, que conta com novos beneficiários. Mas, ao que tudo indica, este novo regime fiscal substituto do RNH está em vigor sem que o Governo tenha clarificado quem são estes novos profissionais que podem beneficiar da taxa reduzida sobre os rendimentos em 2024. Em falta está a publicação de uma portaria que vem regular o novo incentivo fiscal à investigação e inovação, avança fonte oficial do IAPMEI ao idealista/news.
Fim do RNH em Portugal

Fim do RNH suavizado em 2024: quem vai poder beneficiar do regime?

O regime dos Residentes Não Habituais (RNH), depois de ter sido anunciado pelo Governo socialista que iria terminar totalmente já no início de 2024, foi alvo de alterações no âmbito da especialidade do Orçamento de Estado para 2024 (OE2024), e vai, afinal, continuar a ser uma porta de entrada para emigrantes portugueses e cidadãos estrangeiros que tencionam viver em Portugal. Incluído na proposta inicial do OE2024, o fim do RNH gerou uma onda de contestação e inquietação geral, nomeadamente por parte de investidores, fiscalistas, advogados e profissionais do imobiliário, levando o Governo socialista a reconsiderar e a introduzir mudanças que reforçaram o regime transitório para os RNH em 2024 e acabaram por incluir novos beneficiários no novo incentivo fiscal à investigação científica e inovação.
Residentes não habituais vão terminar

Fim do RNH dá lugar a incentivo fiscal para investigação e inovação

Tal como António Costa já havia anunciado, o regime dos residentes não habituais (RNH) vai mesmo acabar. A proposta do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024) coloca um fim a este benefício fiscal a partir do próximo ano, mas cria um incentivo fiscal à investigação científica e inovação, que vai permitir que várias profissões beneficiem da redução de IRS durante dez anos.
Sustentabilidade está a chegar em força ao imobiliário

“Edifícios que apostam em critérios ESG são mais apetecíveis”

Muito se tem falado, nos últimos tempos, de sustentabilidade e de eficiência energética, bem como da sua importância rumo ao objetivo comum de reduzir a pegada ecológica e ambiental e de contribuir de forma incisiva para transição energética e para a descarbonização. Será que o setor imobiliário, nomeadamente na área da construção, está mais atento a estes temas? De uma coisa Nuno Fideles, Associate Architect, BREEAM AP & Sustainability Consultant da Savills Portugal, diz, em entrevista ao idealista/news, não ter dúvidas: “Edifícios que apostam em critérios ESG (Environmental, Social e Governance) são claramente mais apetecíveis no mercado”. 

Casa da internet portuguesa é a nova sede da .PT e está aberta a todos

No dia em que celebra 31 anos do seu primeiro domínio de topo português, o .PT inaugurou a sua nova sede em Lisboa. Foi esta segunda-feira, dia 3 de outubro, que a empresa abriu as portas do edifício Barra Barra (//), que pretende ser a "casa da internet portuguesa" e um hub tecnológico aberto à comunidade, com vista ao desenvolvimento de projetos inovadores e ligados ao mundo digital.
Escritórios no Porto

Viajar pelo mundo sem sair do escritório? Agora é possível no Porto

Os espaços de trabalho mudaram por completo com a pandemia. O teletrabalho passou a integrar a rotina de muitos profissionais e outros passaram a adotar o modelo de trabalho híbrido. Os escritórios passaram a ser lugares de socialização, de partilha de conhecimentos e de experiências entre equipas. Antecipando que o futuro passava por transformar o conceito de escritório, a Natixis em Portugal desenvolveu um modelo na sua sede, no Porto, em que é possível viajar pelo mundo sem sair do local de trabalho. Como? Cada sala foi construída e decorada tendo em conta as particularidades de cada cidade, combinado sons, cheiros e elementos arquitetónicos que as caracterizam.