Comentários: 0

O aumento dos dias de férias vai voltar ao Parlamento no início do próximo ano. No arranque da agenda parlamentar de 2017, BE, PCP e Os Verdes vão apresentar projetos de lei para repor os 25 dias de férias e para consagrar o Carnaval como feriado nacional obrigatório.

A intenção do BE já tinha sido conhecida quando o partido apresentou as medidas que pretende alterar no Código do Trabalho. A reposição dos 25 dias de férias, que acabaram com a chegada da Troika a Portugal, era uma das medidas em cima da mesa.

Foi em 2013 que o Código do Trabalho passou a prever apenas 22 dias de férias por ano, quando, até ali, admitia uma majoração de três dias consoante a assiduidade, escreve o ECO. Segundo a publicação. O BE avança agora com o projeto de lei que “reconhece o direito a 25 dias de férias no setor privado”, sendo que a proposta será discutida no Parlamento a 18 de janeiro, no mesmo dia em que o PCP apresenta duas propostas no mesmo sentido: uma para repor “o regime de férias na função pública, designadamente o direito a 25 dias de férias anuais e majorações de dias de férias em função da idade”, e outra para “atribuir o direito a 25 dias de férias anuais” ao setor privado.

De referir que uns dias antes, a 11 de janeiro, os Verdes apresentam um projeto de lei para consagrar a “terça-feira de Carnaval como feriado nacional obrigatório”, algo que deixou de acontecer em 2009.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta