Comentários: 2

Os britânicos da empresa mineira Savannah Resources descobriram em Portugal aquela que será a maior reserva de espodumena – um mineral que permite a produção de lítio –  da Europa Ocidental. A Mina do Barroso, em Vila Real, tem o dobro das reservas de lítio estimadas.

“Acreditamos que a Mina do Barroso tem a maior reserva de espodumena da Europa ocidental", lê-se no comunicado da empresa. A Savannah descobriu mais do dobro dos valores inicialmente estimados no ano passado, altura em que a empresa começou a procurar reservas em Portugal.

"A Mina do Barroso está a assumir-se como uma grande descoberta de minério europeia. Face às fortes perspetivas de crescimento da produção de baterias de iões de lítio para veículos elétricos, bem como de armazenamento de energia elétrica, esta é uma altura crítica para desenvolver um projeto com a dimensão e localização da Mina do Barroso", referiu David Archer, CEO da Savannah.

O responsável acredita que a "Mina do Barroso tem o potencial para ser uma peça-chave na cadeia de valor emergente do lítio na Europa e que poderá ajudar no processo de transação das fabricantes automóveis europeias para a produção de veículos elétricos".

"É importante salientar que o concentrado de espodumena é o produto mineral de lítio dominante nas transações internacionais, e não existindo atualmente qualquer produtor europeu, acreditamos que Portugal poderá ser o primeiro, graças ao potencial de desenvolvimento a curto prazo da Mina do Barroso, à qual já foi garantida uma licença de exploração", avançou ainda o CEO da Savannah Resources.

Ver comentários (2) / Comentar

2 Comentários:

Iniciolar
3 Maio 2018, 17:03

É uma grande esperança para ajudar a nossa economia. Só espero que os "vendilhões do templo" não entreguem a exploração aos Chineses.

Sim, eles NUNCA devem permitir que os chineses recebam seu dinheiro e assumam o controle de Portugal. Uma vez que você os deixe entrar, eles levarão tudo de bom do país e das pessoas enquanto trazem impondo seus próprios predilégios, racismo e atitudes culturais horizontais.

Para poder comentar deves entrar na tua conta