Comentários: 0
Deco Alerta: Vais de férias para os EUA? Fica a saber tudo sobre a troca de euros para dólares
GTRES

Muitos portugueses aproveitam as férias para viajar para outros países. No artigo de hoje da rubrica semanal Deco Alerta, destinada aos consumidores em Portugal e assegurada pela Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news, explicamos-te tudo sobre as taxa de câmbio. Imagina, por exemplo, que tens de trocar euros por dólares, sabes o que tens de fazer?

Envia a tua questão para a Deco, por email para decolx@deco.pt ou por telefone para 00 351 21 371 02 20.

Estamos de partida para os EUA. Temos tudo preparado, mas ainda não conseguimos resolver o problema do dinheiro para levar connosco. Como tratamos da compra dos dólares? O que são as taxas de câmbio?

Desde já votos de boa viagem e boas férias! Tens toda a razão em querer resolver esta questão. Quando se vai viajar é sempre conveniente levar a moeda do país destino, é mesmo um aspeto importante do nosso planeamento das férias.

Uma das vantagens de pertencer à União Europeia é a da existência de uma moeda única, portanto aceite em quase todos os países deste espaço. Mas fora do espaço económico europeu a questão é outra. Assim, informamos que o câmbio é a operação de troca de uma moeda por outra (como no teu caso, a troca de dólares (EUA) por euros (Portugal). A taxa de câmbio é o preço a que essa troca é feita, ou seja, o valor de uma moeda em unidades monetárias de outra moeda. Se a taxa de câmbio euro/dólar americano for de 1,16749, significa que por cada euro vais receber 1,16749 dólares. 

Importa saber que os custos da troca de moedas de euros pela divisa do outro país são, em regra, mais baixos se a troca for feita em Portugal, mesmo considerando as comissões a cobrar.

Para trocar moeda estrangeira poderás dirigir-te a uma instituição de crédito ou a uma agência de câmbio registada no Banco de Portugal (BdP), cuja lista poderá ser consultada no respetivo endereço eletrónico.

As taxas de câmbio de referência são divulgadas pelo BdP com carácter informativo, podendo no entanto aquelas entidades fixar livremente as taxas de câmbio e comissões associadas, que deverão ser devidamente publicitadas em preçário próprio.

Poderás, pois, utilizar o conversor do BdP para saber quantos dólares poderás obter pelos euros que pretendes vender. Apesar dessa referência poder oscilar ligeiramente, ficarás com uma informação muito próxima da realidade.

No regresso, se ainda tiveres dólares e pretenderes trocá-los por euros, fica ciente que a cotação da taxa de câmbio a utilizar será outra, certamente mais desfavorável, motivo pelo qual existem duas taxas de câmbio (a cotação de venda é superior à cotação de compra).

Seguindo o exemplo anterior, por 1,16768 dólares receberias um euro, de acordo com a cotação do mesmo dia.

Resumindo, pesquisa cuidadosa e antecipadamente os melhores câmbios do mercado, compara condições e, mais importante, recorre a instituições habilitadas e confiáveis.

Programar as férias atempadamente permitir-te-á ainda evitar o uso do cartão de crédito para efetuar levantamentos em numerário no estrangeiro (cash advance – uma operação bastante onerosa, face às elevadas comissões que lhe estão associadas).

Informa-te mais sobre este tema aqui.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta