
Guerra comercial: Trump adia entrada em vigor de tarifas para 7 de agosto
O Presidente dos EUA, Donald Trump, decidiu, através de ordem executiva, que as novas tarifas globais, que deveriam entrar em vigor esta sexta-feira (1 de agosto de 2025), começam a ser aplicadas a partir de 7 de agosto.

Guerra comercial: UE e EUA chegam a acordo para tarifas de 15%
A União Europeia (UE) e os EUA chegaram este domingo (27 de julho de 2025) a um acordo comercial que prevê a imposição de tarifas aduaneiras de 15% sobre os produtos europeus.

Tribunal comercial impede Trump de impor tarifas – e Musk deixa Governo
Um tribunal comercial federal impediu na quarta-feira (28 de maio de 2025) o Presidente norte-americano Donald Trump de impor tarifas invocando uma lei de poderes de emergência, através da qual tem anunciado medidas tarifárias contra a grande maioria dos parceiros comerciais. Entretanto, Elon Musk anunciou a saída do Governo dos EUA, mostrando-se dececionado com o megaprojeto fiscal e orçamental do Executivo, que diz prejudicar o trabalho que desempenha como assessor na área da eficiência.

China é a principal potência mundial no setor da manufaturação
Em 2023, a China representava 29% da manufaturação mundial, segundo dados publicados pela Divisão de Estatística das Nações Unidas. Uma percentagem que coloca o país com uma vantagem de quase 12 pontos percentuais (p.p.) em relação aos EUA, que se encontram no segundo lugar do ranking e que até 2010 lideravam a lista.

O mapa que mostra outra forma de entender Nova Iorque
Se há uma cidade que praticamente toda a gente sabe localizar no mapa é Nova Iorque, nos EUA. Quem nunca viu uma camisola a dizer “I Love NY” ou uma imagem da Estátua da Liberdade?!

Starbase: Musk concretiza sonho de ter cidade própria no Texas
O território texano, nos EUA, onde opera a base espacial da SpaceX passou a ter estatuto oficial de cidade, após os residentes — na maioria funcionários ou associados da empresa de Elon Musk — aprovarem a proposta com 97,7% dos votos. A nova cidade, Starbase, localizada na baía de Boca Chica, terá como presidente da câmara Bobby Peden, vice-presidente de lançamentos da SpaceX, eleito sem oposição.

Warren Buffett: do legado do 'Oráculo de Omaha' ao seu sucessor
Warren Buffett anunciou a saída da linha de frente da Berkshire Hathaway após seis décadas no comando. Greg Abel, vice-presidente de operações não relacionadas a seguros, assumirá o controlo da empresa após a aprovação do conselho de administração.

Tarifas de Trump: onde investir após o colapso dos mercados de ações?
A guerra comercial dos EUA está apenas a começar: a partir de 5 de abril, entraram em vigor tarifas recíprocas de 10%, que aumentarão dependendo do país, a partir de 9 de abril. Para a UE estão previstas taxas de 20%.

Banco do Japão mantém juros inalterados perante incerteza económica
O Banco do Japão (BoJ) decidiu esta quarta-feira (dia 19 de março) manter as taxas de juro inalteradas, em linha com as expectativas e apesar da persistência da inflação, apontando para as incertezas sobre a economia mundial.No final de uma reunião de dois dias, a instituição optou por manter a taxa

Morreu Ricardo Scofidio: o arquiteto que impactou Nova Iorque
O arquiteto norte-americano Ricardo Scofidio, que teve impacto no desenho da Nova Iorque moderna, morreu na quinta-feira (dia 6 de março) aos 89 anos.

Sede do FBI e outros 400 edifícios federais vão fechar ou ser vendidos
A administração Trump publicou na terça-feira, dia 04 de março, uma lista de mais de 400 propriedades federais que podem ser fechadas ou vendidas, incluindo a sede do FBI e o edifício principal do Departamento de Justiça.A lista publicada pela Administração de Serviços Gerais (GSA, na sigla original

Trump anuncia 'vistos gold' para milionários nos EUA
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a criação de 'vistos gold' no país, autorizando a residência de milionários que terão os mesmos privilégios de residentes permanentes.

Portuguesa Relive angaria 5,3 milhões para expandir operações nos EUA
A startup portuguesa Relive, empresa tecnológica de mediação imobiliária, captou uma nova ronda de investimento de 5,3 milhões de euros para impulsionar a sua expansão nos Estados Unidos. O financiamento Series A foi liderado pela Indico Capital Partners, com a participação da Shilling e da Bynd.

Casas partilhadas para combater a solidão: o caso da Cohabs
Washington D.C. foi recentemente apontada como a cidade mais solitária dos EUA, com quase metade das habitações ocupadas por apenas uma pessoa. A empresa belga Cohabs vê nesta realidade uma oportunidade para combater a solidão, através de um novo negócio.

BCE volta a cortar juros em 25 pontos - ano fecha no patamar de 3%
A inflação na zona euro parece que está controlada, em torno de 2%. Mas a economia europeia continua fraca e a precisa de estímulo (sobretudo a alemã). E há nuvens vindas dos EUA com a tomada de posse de Donald Trump que podem tocar nas taxas de câmbio.

Compass compra Christie’s International Real Estate por 444 milhões
A agência imobiliária Compass, a maior dos EUA em volume de vendas, fechou um acordo de fusão com a @properties, a oitava maior do país, por 444 milhões de dólares, cerca de 422 milhões de euros. A transação inclui a aquisição da Christie's International Real Estate, uma agência líder com presença internacional em Dubai e Hong Kong, e outros negócios de serviços hipotecários.

Trump e PIB fraco empurram Euribor para 2%: qual o efeito em Portugal?
A fraca economia europeia e os sinais de estabilização da inflação são dois pontos que já estão a pressionar o Banco Central Europeu (BCE) a prosseguir com novos cortes nas taxas de juro diretoras (e de maior dimensão). E há também fatores externos que fazem pressão neste sentido, como a vitória de Donald Trump à presidência dos EUA, que já está a mexer nas taxas de câmbio e nas bolsas internacionais. É neste contexto que vários especialistas antecipam que o BCE vai reduzir as taxas a maior ritmo do que o banco central dos EUA, o que deverá descer as taxas Euribor até 2% no próximo ano, aliviando ainda mais as prestações da casa das famílias em Portugal e na Europa. Descobre neste artigo preparado pelo idealista/news como tudo isto toca a habitação e o imobiliário no nosso país.

FMI pede que UE remova obstáculos às empresas e crie mais habitação
O Fundo Monetário Internacional apela que a União Europeia aproveite a “nova dinâmica” para se tornar mais produtiva através de reformas europeias e nacionais, para remoção de barreiras às empresas e criação de mais habitação.

Esta cidade no interior dos EUA é a nova meca da arquitetura moderna
A pequena cidade norte-americana Columbus, no Indiana, tem uma história peculiar. Foi construída em torno de uma visão inspirada na arquitetura moderna, mas, sobretudo, com respeito por quem lá vive.

Investidores imobiliários transferem ativos dos EUA para Europa
Nos últimos anos, tem-se observado um fenómeno crescente no mundo dos investimentos: uma transferência significativa de fundos dos Estados Unidos para a Europa. Este movimento, que captou a atenção de especialistas e analistas financeiros, está a marcar uma mudança notável no cenário económico global. Mariano Capellino, CEO da Inmsa Real Estate Investments Management, explica neste artigo a evolução e as razões deste fenómeno.

Casas ultraluxuosas nos EUA: novos recordes de vendas à vista
O mercado de compra e venda de casas ultraluxuosas nos EUA voltou a mexer. A compra de um duplex por 115 milhões de dólares no Central Park, em Nova Iorque, em junho, marcou o fim de um período de “seca” de quase dois anos neste segmento na cidade. Mas os negócios multiplicam-se um pouco por todo o país.

Fed mantém juros nos EUA e antecipa só um corte em 2024
Ao contrário do seu homólogo europeu, a Reserva Federal dos EUA (Fed) decidiu manter as suas taxas de juro inalteradas entre 5,25% e 5,50% na reunião desta quarta-feira, dia 12 de junho. A justificar esta decisão está a lenta descida da inflação nos EUA e a revisão em alta da subida generalizada dos preços. O presidente da Fed Jerome Powell indicou ainda que deverá haver apenas uma descida dos juros em 2024.

Flórida tem sete dos 10 bairros mais caros dos EUA
Califórnia e Nova Iorque passaram o testemunho para a Flórida como o lugar dos EUA com os preços da habitação mais caros da maior economia do mundo. Coral Gables, uma cidade localizada no condado de Miami-Dade, supera as áreas mega-conhecidas como Beverly Hills ou Malibu como o mercado imobiliá

Para comprar casa agora nos EUA é preciso ganhar 114 mil dólares/ano
Atualmente, para poder suportar a compra de uma casa média nos EUA, cujo valor ronda os 412 mil dólares (388 mil euros), e respeitar a taxa de esforço com habitação de 30%, os americanos precisam de ganhar 114 mil dólares por ano (107 mil euros). Isto tendo em conta uma entrada de 20% e as atuais taxas de juro de 7,2%, segundo dados da imobiliária Redfin Corp. Este cenário está a tornar inacessível a compra de uma casa para a maioria, sendo que o salário médio no país é de 70.000 dólares (66.000 euros).

O futuro do PIB mundial em 2050, segundo previsões do Goldman Sachs
O equilíbrio do poder económico global mudará de forma drástica nas próximas décadas, de acordo com um relatório recente do Goldman Sachs. Os analistas acreditam que a Ásia poderá tornar-se o maior contribuidor para o PIB mundial, ultrapassando as potências económicas tradicionais agrupadas nos mercados desenvolvidos, como os EUA, o Japão ou os países europeus.