O preço da energia, nos contratos futuros de eletricidade, no Mercado Ibérico da Eletricidade (Mibel) entrou em velocidade de cruzeiro. Entre 10 de agosto e 10 de setembro o preço, os valores para o quarto trimestre aumentaram 18%, estando agora nos 77,4 euros por megawatt hora (MWh), um dos níveis mais altos de sempre.
A Península Ibérica vê os preços da eletricidade subir há seis meses consecutivos, uma situação que está a preocupar e gerar dúvidas entre alguns operadores do setor elétrico. A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) já está a investigar, segundo escreve o Expresso.
O preço no mercado diário, de acordo com a publicação, está próximo dos 72 euros por MWh, com uma valorização de 14% no espaço de um mês, mas os operadores ibéricos estão a negociar a eletricidade para o último trimestre deste ano acima dos 77 euros por MWh - um nível que bate a mais alta média mensal do mercado, registada em novembro de 2008, com 76,5 euros por MWh.
A evolução dos preços futuros pode, a curto prazo, traduzir-se em aumentos para os consumidores, o que quer dizer que as famílias portuguesas podem ser confrontadas no próximo ano com um agravamento da fatura de eletricidade.
As tarifas de acesso para 2019 serão apresentadas pela ERSE a 15 de outubro.
Para poder comentar deves entrar na tua conta