Corredor energético

Corredor de energia na UE: Portugal, Espanha e França chegam a acordo

Num momento em que a crise energética está instalada na Europa, Portugal, França e Espanha fizeram história esta quinta-feira, dia 20 de outubro. Os três países chegaram a acordo sobre o corredor de energia verde, que irá abastecer o espaço europeu de gás natural e também de hidrogénio verde.
diferentes tipos de lâmpadas

Tipos de lâmpada: as lâmpadas LED são realmente as melhores?

Um bom eletricista consegue distingui-las, mas a tarefa nem sempre é fácil para qualquer pessoa que pretenda mudar as lâmpadas da casa por conta própria. Que tipos de lâmpadas existem? Que lâmpada escolher para cada ambiente? O que são lâmpadas economizadoras?
Corte de gás na UE

Portugal e Espanha recusam corte de gás em 15% na UE

A crise energética está instalada na Europa. Com a guerra da Ucrânia, foram várias as sanções económicas impostas contra a Rússia e uma delas prende-se com a redução das relações comerciais ao nível energético. Mas um possível corte total da torneira do gás russo está a preocupar os Estados-membros da União Europeia (UE) mais dependentes. E para prevenir um choque energético no espaço europeu, a Comissão Europeia quer que os 27 reduzam em 15% os consumos de gás natural. Portugal não concorda com a medida e a vizinha Espanha também não.
Produção de energia elétrica em Portugal

Energia elétrica: 73% da produção tem origem renovável

A produção de energia elétrica está na agenda do dia por bons e maus motivos. Portugal deixou de incluir o carvão como fonte de energia em dezembro e, nesse mesmo mês, atingiu-se um novo marco no que diz respeito à produção de eletricidade a partir de fontes renováveis – representou 73% do total. Mas, por outro, os preços da eletricidade têm estado a subir um pouco por toda a Europa e Portugal não é exceção.
Preço da luz aumenta

Eletricidade mais cara para as famílias a partir de outubro

O preço da eletricidade vai voltar a aumentar, a partir de 1 de outubro de 2021, com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) a determinar uma subida de 1,05 euros por mês para a maioria dos consumidores em mercado regulado.Numa nota, publicada esta quarta-feira (dia 15 de setembro de 2