Comentários: 1
Portugal é o terceiro país da UE com a eletricidade e gás mais caros
Bryan Rodriguez/Unsplash

O Eurostat divulgou, pela primeira vez, números que permitem comparar diretamente os preços da eletricidade e do gás natural entre os diversos países da União Europeia (UE). Sem surpresas, Portugal aparece no topo da lista, mas não por boas razões. É o terceiro país da UE com os preços mais altos, quer na luz, quer no gás.

Segundo os dados divulgados pelo gabinete estatístico da UE, a eletricidade e o gás pagos em 2017 pelos consumidores portugueses são os terceiros mais caros. Apenas na Dinamarca e Bélgica se praticam preços mais elevados que em Portugal.

Entre os 24 Estados-membros cujos dados foram analisados – Alemanha, Espanha, Itália e Chipre ficaram de fora –, o preço da eletricidade por kilowatt-hora variou entre os dez cêntimos (Bulgária) e os 28 cêntimos (Bélgica), tendo a maioria dos países registado preços entre os 10 e os 20 cêntimos. Em Portugal, os custos com a eletricidade atingem uma média de cerca de 24 cêntimos.

O preço do gás natural é geralmente inferior ao da eletricidade. Em 2017 variou entre os três cêntimos (Roménia) e 12 cêntimos (Suécia), com a maioria dos países a registar preços inferiores a oito cêntimos por kilowatt hora. O preço para os portugueses aproxima-se dos dez cêntimos.

Segundo o Eurostat, os preços da eletricidade e do gás "podem variar de acordo com um conjunto de condições relacionadas com a oferta e a procura, incluindo a situação geopolítica, o cabaz energético nacional, custos de rede e condições meteorológicas".

Ver comentários (1) / Comentar

1 Comentários:

jguerreiro703
9 Agosto 2018, 1:11

Somos sempre os primeiro em situações negativas ou desfavoráveis em termos de preços de tudo para os portugueses. Talvez um Senhor chamado, Mexias tenha uma palavra a dizer sobre esta questão. no que respeita à electricidade.

Para poder comentar deves entrar na tua conta