Comentários: 0

O ministro das Finanças, Mário Centeno, admitiu, no Parlamento, que houve “má gestão” na Caixa Geral de Depósitos (CGD) e que isso “teve custos”. Uma conclusão que vai ao encontro da auditoria da EY a 15 anos de gestão do banco estatal, cujos resultados preliminares mostram que a instituição financeira emprestou dinheiro mesmo quando tinha pareceres desfavoráveis da sua Direção de Risco.

“É evidente que essa má gestão existiu na CGD. E é evidente que essa má gestão teve custos”, disse Centeno esta quarta-feira (30 de janeiro de 2019) na comissão de Orçamento e Finanças, sem quantificar os custos.

Para o ministro, “é importante que esses custos, se derem lugar a responsabilidade civil, sejam apurados pelas autoridades competentes”. Nesse sentido, adiantou, “o conselho de administração da CGD já está a trabalhar no apuramento das responsabilidades civis, porque o Ministério das Finanças deu essa indicação” ao banco estatal.

À semelhança do que tinha dito na Assembleia da República na semana passada, o ministro salientou que foi “este Governo que pediu a auditoria” aos “maiores créditos e aqueles, em particular, que registassem imparidades”. Centeno referiu que a auditoria surge “oito ministros e sete governos depois”, reforçando, que ninguém no atual Executivo “tem qualquer problema com esta auditoria”.

O que concluiu a auditoria à CGD?

Na semana passada, foi conhecida uma versão preliminar da auditoria da EY, datada de dezembro de 2017 e divulgada pela comentadora política Joana Amaral Dias, em que são apontados problemas de concessão de créditos mal fundamentada, atribuição de bónus aos gestores com resultados negativos, interferência do Estado e ineficiências na gestão de risco.

A auditoria avaliou sete operações de concessão de crédito com risco grave ou elevado e, só nestas, estimou perdas de mais de mil milhões de euros, estando à cabeça as operações de financiamento da fábrica da La Seda, em Sines.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade