
Edifício da CGD no centro de Aveiro à venda por 4,1 milhões de euros
É a segunda vez que a Caixa Geral de Depósitos (CGD) coloca à venda o seu edifício da Rua Clube dos Galitos, no centro de Aveiro. Esteve no mercado em 2022 por 3,4 milhões de euros, mas a alienação não foi consumada, e agora o preço solicitado aumentou: 4,1 milhões de euros.

Construção tem de “ganhar escala” e são precisas casas “agora”
A necessidade de o setor da construção ganhar escala e/ou dimensão e de se apostar na industrialização e pré-fabricação esteve em cima da mesa num debate que juntou Paulo Macedo, CEO da CGD, e Carlos Mota Santos, presidente da Mota-Engil. E uma das conclusões que salta à vista é a de que o país precisa de aumentar a oferta de casas “agora”, não daqui a alguns anos. Casas essas que possam ajudar a dar resposta à crise na habitação na qual se encontra o país e, também, acomodar os emigrantes necessários para fazer face à necessidade de mão de obra existente.

Garantia pública no crédito habitação: CGD tem 800 pedidos de clientes
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) recebeu 800 pedidos de clientes para créditos habitação com garantia pública, disse o banco público esta terça-feira (14 de janeiro de 2025) no Parlamento. Esta informação foi dada, na Comissão de Orçamento e Finanças, pelo administrador José João Guilherme, que recordou que a CGD tem uma quota de 257 milhões de euros disponível para a garantia pública no crédito habitação a jovens até 35 anos.

Garantia pública para jovens com “elevada” procura no banco público
A garantia pública no crédito habitação para jovens já está operacional. E apenas alguns dias depois de ter disponibilizado esta medida, a Caixa Geral de Depósitos (CGD) já diz sentir uma “elevada” procura por jovens que querem comprar casa com financiamento bancário a 100%.

Paulo Macedo aceita continuar à frente da CGD até 2028
O presidente da Caixa Geral de Depósitos (CGD), Paulo Macedo, vai continuar à frente do banco público no próximo mandato, disse esta quinta-feira (dia 7 de novembro) o próprio gestor, em conferência de imprensa de apresentação de resultados.

Mudança de ministérios para a sede da CGD permitiu libertar 40 imóveis
O Governo pretende colocar no mercado cerca de 40 imóveis libertados com a transferência de serviços para a sede da Caixa Geral de Depósitos (CGD), na Avenida João XXI (Lisboa). A garantia foi dada pelo Ministro das Finanças Joaquim Miranda Sarmento esta segunda-feira (28 de outubro de 2024), no Parlamento.

Governo muda-se para a sede da CGD a partir de 1 de julho
A mudança do Governo para o edifício sede da Caixa Geral de Depósitos (CGD), na Av. João XXI, em Lisboa, vai começar a partir do próximo dia 1 de julho. Para já, serão transferidos seis ministérios e duas secretarias de Estado.

AD viabiliza mudança do Governo para a sede da CGD
A instalação do Governo no edifício sede da Caixa Geral de Depósitos (CGD), em Lisboa, tem o aval do novo Executivo. A AD (coligação pré-eleitoral que integrou também o CDS-PP e o PPM), recorde-se, venceu as eleições legislativas, em mandatos e em votos, e Luís Montenegro apresenta o Governo esta quinta-feira (dia 28), tomando posse como primeiro-ministro dia 2 de abril. Trata-se de uma decisão anunciada pelo anterior Governo e que reúne consenso político entre socialistas e social-democratas.

Moderno WellBe será a nova sede da Caixa Geral de Depósitos em 2026
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) escriturou esta sexta-feira (9 de fevereiro de 2024) a compra do edifício de escritórios WellBe para ser a sua nova sede a partir de 2026. Trata-se de um imóvel situado na avenida Dom João II, no Parque das Nações, em Lisboa, com 27.635 metros quadrados (m2) de escritórios, devendo estar operacional no segundo semestre de 2026.

Governo no edifício sede da CGD: TdC aprova obras de 40 milhões
O Tribunal de Contas (TdC) aprovou o investimento de 40 milhões de euros no edifício sede da Caixa Geral de Depósitos (CGD), em Lisboa, que será reformado para receber o Governo. O anúncio foi feito esta segunda-feira, 13 de novembro de 2023, no Parlamento, pela ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

Nova sede da CGD no Parque das Nações vai custar 160 milhões
O acordo ainda não está fechado, mas ao que tudo indica o edifício WellBe localizado no Parque das Nações vai receber a nova sede da Caixa Geral de Depósitos (CGD). Banco público deverá pagar entre 160 e 170 milhões pelo espaço.

Caixa Geral de Depósitos só vai sair do edifício sede em 2026
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai manter-se no edifício sede, como inquilina, até 2026, apesar de já ter desocupado cerca de 32.000 metros quadrados (m2) do imóvel. Recorde-se que o banco público vai entregar ao Estado este edifício localizado no Campo Pequeno, em Lisboa, como parte do pagamento de dividendos.

CGD vende 111 prédios (rústicos e urbanos) no Douro
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) está a vender, na plataforma E-Leilões, 111 propriedades (73 prédios rústicos e 38 urbanos), junto ao rio Douro, no concelho de Resende. O valor base são 1,1 milhões de euros.

CGD entrega edifício sede ao Estado para pagar dividendo de 2022
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai entregar este ano ao Estado o seu edifício sede do Campo Pequeno, em Lisboa, como parte do pagamento de dividendos ao Estado, neste caso em espécie, referente ao exercício de 2022. Trata-se de um pagamento em espécie que está avaliado entre 280 e 300 milhões de euros. De recordar que o edifício sede da CGD vai acolher já este ano vários ministérios.

CGD consegue vender (finalmente) o centro comercial La Vie no Porto
O centro comercial La Vie, que inicialmente se chamava Porto Grande Plaza, foi inaugurado em 2007 pelas mãos da Martifer, que nele investiu 65 milhões de euros. O shopping localizado na Baixa da Invicta – teve como inquilinos, entre outros, a Decathlon, a Rádio Popular e o Minipreço – acabou por não vingar e foi parar às mãos da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que o tentava vender há já algum tempo. Um processo que está prestes a chegar ao fim.

CGD vende escritório em Aveiro por 3,4 milhões de euros
Há um novo edifício de escritórios à venda em Aveiro. A Caixa Geral de Depósitos (CGD) colocou no mercado o imóvel localizado na Rua Clube dos Galitos por 3,4 milhões de euros.

Sede da CGD vai ser só para o Governo
O Governo vai mudar-se para a sede da Caixa Geral de Depósitos (CGD), em Lisboa, e ao que tudo indica deverá ocupar a totalidade do imóvel.

CGD vende Centro Comercial La Vie – pode ser convertido em escritórios
O Centro Comercial La Vie, localizado no Porto, está prestes a mudar de mãos, sendo atualmente detido pela Caixa Geral de Depósitos (CGD). Segundo o banco estatal, o shopping “esteve num processo organizado de venda”, estando “a ser ultimada a escritura”.

Governo muda-se para a CGD: o que fazer com os imóveis desocupados?
O novo Governo liderado por António Costa, que é composto por 17 ministérios, vai concentrar-se no edifício sede da Caixa Geral de Depósitos (CGD), em Lisboa, sendo que os primeiros inquilinos do banco público serão os ministérios com responsabilidade direta na execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com a mudança a acontecer ainda este ano. Desconhece-se, para já, qual será o destino a dar aos vários imóveis que, entretanto, ficarão desocupados. Em aberto está a possibilidade de serem convertidos em projetos residenciais, turísticos e/ou hoteleiros ou escritórios.

Governo novo, casa nova: Costa concentra ministérios na sede da CGD
O novo Governo de António Costa – já são conhecidos os 17 ministros e ministras que compõem o Executivo – vai mudar-se para a sede da Caixa Geral de Depósitos (CGD), em Lisboa, sendo que os primeiros inquilinos do banco público no carismático edifício localizado no Campo Pequeno serão os ministérios com responsabilidade direta na execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Carteiras de crédito malparado do Novo Banco e da CGD mudam de mãos em outubro
O Novo Banco (NB) e a Caixa Geral de Depósitos (CGD) têm à venda duas carteiras de crédito malparado (Non-Performing Loans, NPL, na sigla inglesa), denominadas Harvey e Mercury, respetivamente. Os concursos para a compra dos respetivos portfólios estão na fase final e há vários interessados na corrida, sendo que os compradores/vencedores devem ser escolhidos dia 15 de outubro de 2021.

Caixa Geral de Depósitos liberta-se de quase 380 milhões de euros em imóveis
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) libertou-se de quase 380 milhões de euros em imóveis detidos para venda ao longo dos últimos quatro anos: entre 2016 e 2020. Este era um dos objetivos no âmbito do plano de reestruturação imposto por Bruxelas ao banco do Estado.

Construtoras do Grupo Lena põem CGD em tribunal: valor da ação supera 258 milhões de euros
As construtoras Always Special e Lena SGPS, detidas pela família Barroca Rodrigues, avançaram com uma ação no tribunal de Lisboa contra a Caixa Geral de Depósitos (CGD) no valor de 258 milhões de euros. De recordar que, soube-se recentemente, o Grupo Lena foi extinto com a fusão das construtoras Lena SGPS e Lena Engenharia Construção na já referida Always Special.

CGD em vias de recuperar 18 milhões de euros na Madeira – por terreno junto ao aeroporto
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) estará perto de conseguir executar um terreno junto ao Aeroporto Cristiano Ronaldo, na Madeira, que foi dado como garantia num crédito concedido à empresa de imobiliário Grão Pará. Em causa estão 18 milhões de euros que o banco estatal tenta ainda recuperar. O terreno já foi avaliado, sendo que este era um passo necessário para o processo avançar.

Cartel da banca no crédito à habitação descoberto a partir de um email da CGD
Foi com base num email interno da CGD, contendo dados relativos a créditos à habitação do BCP, Santander, BES, BPI e Montepio, que a Autoridade da Concorrência “descobriu” que havia um cartel da banca. O inquérito levado a cabo pela entidade terminou com a condenação a 14 bancos ao pagamento de uma coima global de 225 milhões de euros.