Comentários: 0
Pagar e levantar euros vai custar o mesmo em toda UE
idealista/news

Pagar e levantar dinheiro em qualquer país da zona euro vai passar a custar o mesmo para alguém que viaje de um país onde não haja a moeda única. Em causa está um regulamento do Conselho da União Europeia (UE) que visa reduzir os custos dos pagamentos transfronteiras em euros entre os Estados-membros e os países não pertencentes ao euro. As novas regras deverão começar a ser aplicadas a partir de 15 de dezembro de 2019.

“Esta medida alargará os benefícios das transferências transfronteiras em euros baratas a mais 150 milhões de consumidores não pertencentes à área do euro e, potencialmente, a mais 2,5 mil milhões de operações por ano”, diz a entidade em comunicado, citado pela Lusa.

O novo regulamento vai alinhar os encargos dos pagamentos transfronteiras, em euros, cobrados por serviços como “as transferências de crédito, os pagamentos com cartão ou os levantamentos em numerário pelas taxas cobradas aos pagamentos nacionais equivalentes do mesmo valor na moeda nacional do Estado-Membro em que está localizado o prestador de serviços de pagamento do utilizador”.

Vão ser introduzidas exigências de transparência adicionais para os encargos decorrentes dos serviços de conversão cambial. Quando os consumidores efetuarem pagamentos com cartão ou levantamentos de numerário no estrangeiro, podem escolher pagar na moeda local ou na sua moeda nacional

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta