A Autoridade da Concorrência (AdC) acusou esta quarta-feira, dia 28 de junho, a SIBS de abuso de posição dominante no setor dos pagamentos, por fatos ocorridos entre pelo menos fevereiro de 2019 e outubro de 2021. Já a SIBS garante que a acusação “não tem qualquer fundamento” e diz-se surpreendida por a comunicação ter sido feita quando ainda correm prazos de resposta.
Pagar e levantar dinheiro em qualquer país da zona euro vai passar a custar o mesmo para alguém que viaje de um país onde não haja a moeda única. Novas regras chegam no final do ano.
A primeira resposta é esta: não, não se paga por levantar dinheiro nas caixas automáticas – é proibido aos bancos cobrar comissões nestas operações. Mas atenção, apenas é proibido se os levantamentos forem feitos através de um cartão de débito. Se for a crédito, o cenário é outro. Ainda te restam dúvidas? O Banco de Portugal (BdP) explica tudo.
O pagamento de comissões aquando do levantamento de dinheiro em caixas automáticas está a gerar muita polémica. Será esta comissão legal? Sim é, mas só se a operação for feita com cartão de crédito. Mas é importante ter em conta que há cada vez mais cartões bancários duais, que funcionam a débito e a crédito.
Portugal chegou ao final do ano passado, com 14.500 caixas multibanco a nível nacional, menos 2.800 unidades do que em 2011, ano da chegada da Troika ao país. As ATM estão a tomar-lhes o lugar.
Os portugueses nunca levantaram tanto dinheiro no multibanco como no ano passado. Foram mais de 27.000 milhões de euros – o valor mais elevado desde 2000 –, num total de 419,6 milhões de idas a uma caixa ATM para levantar dinheiro.
Provalvemente já te deste conta que ao longo dos últimos anos tens mais dificuldade em encontrar um multibanco de um banco perto de ti. Acontece que, com a crise e a forçada reestruturação da banca nacional, os bancos reduziram o número de caixas automáticas da rede para levantar dinheiro (ATM na sigla inglesa) em Portugal.
"É provável" que Novo Banco tenha que reduzir balcões e trabalhadores": O presidente do Novo Banco diz que um dos desafios que tem pela frente passa por tornar o Novo Banco rentável, mas atingir esse objetivo "vai levar o seu tempo".
Recebe as nossas últimas notícias no teu endereço eletrónicoSubscrever