Sam Walton, já falecido, fundou a maior fortuna familiar do mundo. O líder do clã, que criou o império Walmart nos EUA, nos anos 40, ficaria surpreendido com o rumo que os seus netos escolheram ou, sobretudo, com os negócios nos quais decidiram investir. E há de tudo: desde o setor da energia e água, até ao ciclismo e à área da restauração.
Mas, afinal, o que é fazem os herdeiros da família mais rica do mundo? Ben Walton, de 44 anos, neto de Sam Walton, é dono da Zoma Capital, que investe em energia e água. Os seus primos Steuart e Tom compraram a Rapha, uma marca britânica topo de gama para ciclistas, por 225 milhões de dólares, em 2017. A Ropeswing Group, de Tom, opera uma rede restaurantes em Bentonville, no Estado americano de Arkansas, que tem os "millennials" como público-alvo, de acordo com a Bloomberg.
"A família Walton criou a próxima geração como uma geração de empreendedores", disse Byron Trott, fundador do banco comercial BDT Capital Partners, à publicação norte-americana – o responsável presta assessoria a alguns dos clãs mais ricos do mundo.
Conta a publicação que os investimentos dos mais jovens em nada se parecem aos da geração anterior – que agora tem mais de 60 ou 70 anos de idade. Apesar de continuarem a alimentar a fortuna, decidiram manter-se sempre longe dos holofotes. O mesmo não se passa com a geração mais jovem.
Exemplo disso é o Ropeswing Group, que tem vários bares e restaurantes da “moda” em Bentonville. O Holler é um estabelecimento do tamanho de um armázem que serve hambúrgueres vegetarianos, e o Undercroft transformou uma igreja histórica num restaurante de primeira linha – ambos fazem parte do Ropeswing. Com este tipo de investimentos, a família pretende transformar aquela zona no destino preferido para jovens profissionais.
Colocar pistas para bicicletas nem toda a cidade é outro dos planos de Tom e do irmão Steuart, ambos na faixa etária dos 30, que querem fazer de Bentonville uma Meca do ciclismo. A publicação refere que Steuart é ainda cofundador de uma fabricante de aviões para acrobacia e turismo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta