Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Os 10 mais ricos de Portugal - controlam mais de metade da riqueza

Fundador da Farfetch, José Neves, é o quatro mais rico de Portugal / www.aboutfarfetch.com
Fundador da Farfetch, José Neves, é o quatro mais rico de Portugal / www.aboutfarfetch.com
Autor: Redação

A lista dos 50 portugueses mais ricos do país, donos de uma fortuna acumulada de 24 mil milhões de euros é divulgada pela revista Forbes esta quarta-feira (3 de julho de 2019). Para já, só são conhecidos os rostos do top 10 dos milionários. Maria Fernanda Amorim continua a ser a dona da maior fortuna de Portugal, com um legado avaliado em mais de 4 milhões de euros. Mas há surpresas na tabela: o fundador da Farfetch, José Neves, saltou do nono para o quarto ludar do ranking.  

Os 50 mais ricos em Portugal, segundo as contas da Forbes, controlam uma fortuna acumulada equivalente a 12% do PIB. Diz a publicação que “o património líquido médio de um membro da lista é 513 mil euros”, ainda que essa média seja “fortemente impulsionada por aqueles que estão no topo”. Na prática, 56% da riqueza total está nas mãos dos 10 portugueses mais ricos. “Isto mostra que, tal como sucede na economia, também entre os mais abastados a distribuição da riqueza está longe de ser equitativa”, escreve a revista.

Nas contas da Forbes, “o património líquido mínimo (ativos menos dívidas) para fazer parte deste grupo de elite” são 190 milhões de euros. Com uma média de idades a rondar os 63 anos, “o tempo e a experiência parecem ser elementos-chave para também fazer parte deste clube restrito que conta com apenas quatro milionários sub-50”,acrescenta a revista.

Os 10 mais ricos de Portugal

1.º Maria Fernanda Amorim

A esposa do falecido empresário Américo Amorim, fundador da Corticeira Amorim, volta a ocupar o primeiro lugar da tabela com uma fortuna avaliada em 4.173 milhões de euros.

2.º Alexandre Soares dos Santos

Alexandre Soares dos Santos manteve-se no segundo lugar da lista com uma fortuna avaliada em 3.554 milhões de euros. É dono da Jerónimo Martins (que controla os supermercados Pingo Doce) e da Walk’in Clinics, por exemplo.

3.º Vítor da Silva Ribeiro

Vítor da Silva Ribeiro e a família, dona de ativos como a Alves Ribeiro Construção, o Banco Invest e a Mundicenter, ocupam a terceira posição com uma fortuna avaliada em 1.192 milhões de euros.

4.º José Neves

Esta é uma das grandes novidades da lista. José Neves, dono da Farfetch, deu um salto da nona para a quarta posição na tabela, com uma fortuna avaliada em 1.010 milhões de euros.

5.º Dionísio Pestana

O empresário madeirense, dono do maior grupo turístico nacional, Dionísio Pestana entrou para a lista dos 10 mais ricos - chega ao quinto posto da lista com 681 milhões de euros.

6.º Maria Isabel Martins dos Santos

Com uma fortuna avaliada em 574 milhões de euros, Maria Isabel dos Santos ocupa a sexta posição na tabela dos mais ricos.

7.º Fernando Figueiredo dos Santos

O sétimo lugar é detido por Fernando Figueiredo dos Santos, prima de Alexandre Soares dos Santos, cuja fortuna de 529 milhões de euros tem como principal ativo a Jerónimo Martins.

8.º Luís Amaral

Luís Amaral, dono da retalhista com sede na Polónia Eurocash, surge na oitava posição da lista dos portugueses mais ricos da Forbes.

9.º Luís Vicente

Com uma fortuna avaliada em 525 milhões de euros, o dono da empresa de bebidas Refriango que atua em Angola surge na nona posição.

10.º Luís Portela

O Top 10 fica completo com Luís Portela, dono do grupo farmacêutico Bial, com uma fortuna de 502 milhões de euros.

Etiquetas
FortunasRicos