Comentários: 0
Portugal é o terceiro país europeu com maior dívida pública (e o quarto maior da OCDE)
OCDE

Uma década depois da crise de 2007/08, as contas públicas nacionais melhoraram, com destaque para o défice, mas Portugal continua a ter, entre os países europeus incluídos na lista da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), a terceira maior dívida pública – a quarta no geral, contando com o Japão, que lidera o ranking. 

Só Grécia e Itália têm uma dívida pública maior que Portugal, que se situa nos 140% do PIB em 2018, bem mais elevada que a da média da OCDE, que se fixava nos 110% em 2017, mais 37,3% que em 2007. Em causa estão dados que constam no Government at a Glance 2019, que faz o retrato das administrações públicas. 

Dívidas públicas persistentemente altas são um problema sério. Elas reduzem fortemente a margem de manobra dos governos para reagir a choques económicos", sublinha a OCDE.

Segundo o Diário de Notícias, que se apoia no documento, “abrandamento económico, políticas fiscais expansionistas e resgates de bancos” são a justificação apresentada para a existência de um nível médio de dívida alto, em que Estónia (12%) e Chile (29,6%) são exceções. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade