Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Dívida pública

Últimas notícias sobre "Dívida pública" publicadas em idealista.pt/news

Dívida pública atinge novo máximo em março – subiu 1,2 mil milhões de euros num mês

Em março de 2021, a dívida pública portuguesa, segundo o critério de Maastricht, subiu para 275,3 mil milhões de euros, mais 1,2 mil milhões que no mês anterior e mais 20.477 milhões de euros que no período homólogo. Trata-se de um novo máximo histórico, segundo a Nota de Informação Estatística publicada pelo Banco de Portugal (BdP) esta segunda-feira (3 de maio de 2021).

Notícia sobre:

Dívida pública alcança novo recorde em fevereiro – 274,1 mil milhões de euros

Em fevereiro de 2021, a dívida pública de Portugal na ótica de Maastricht, a que conta para Bruxelas, situou-se em 274,1 mil milhões de euros, mais 4,2 mil milhões de euros face ao mês anterior, revelou recentemente o Banco de Portugal (BdP). Trata-se do valor mais alto desde, pelo menos, fevereiro de 2017.

Notícia sobre:

Portugal é o terceiro país europeu com maior dívida pública (e o quarto maior da OCDE)

Uma década depois da crise de 2007/08, as contas públicas nacionais melhoraram, com destaque para o défice, mas Portugal continua a ter, entre os países europeus incluídos na OCDE, a terceira maior dívida pública – a quarta no geral, contando com o Japão, que lidera o ranking. 

Notícia sobre:

Portugal é o 4º país mais endividado do mundo

Ao contrário do que muitas pessoas poderão pensar, o Japão, um país altamente desenvolvido e próspero e onde foram criadas marcas de topo mundial, é a nação mais endividada do mundo. Portugal integra o top cinco do ranking.

Notícia sobre:

Portugal é um dos cinco países mais endividados do mundo (dívida face ao PIB)

Portugal tem uma dívida pública correspondente a 130,3% do Produto Interno Bruto (PIB), o que coloca o país entre os cinco mais endividados do mundo face ao respetivo PIB. Pior só mesmo Japão, Grécia, Líbano e Itália, por esta ordem.

Notícia sobre:

Dívida pública aumenta em abril e volta a superar os 250 mil milhões

A dívida pública portuguesa voltou a superar, em termos brutos, os 250 mil milhões de euros num mês: em abril “situou-se em 250,1 mil milhões de euros, aumentando 4,2 mil milhões de euros relativamente ao final de março”, revelou o Banco de Portugal (BdP).

Notícia sobre:

Economia real a melhorar: Insolvências caem 22% e pedidos de PER recuam 36%

Portugal tem vindo a ser notícia, nomeadamente, na imprensa internacional devido ao "milagre económico", após a passagem da troika pelo país. Com excepção da dívida pública, a generalidade dos indicadores macroeconómicos nacionais tem vindo a melhorar, e agora chegam as boas novas a nível da economia real: o número de insolvências de empresas recuou 22% nos primeiros seis meses do ano face ao igual período de 2016. E, no mesmo período, os pedidos de Processo Especial de Revitalização (PER) caíram 36% em termos homólogos.

Notícia sobre:

Portugal com a segunda maior dívida pública da UE

A dívida pública em função do Produto Interno Bruto (PIB) da zona euro recuou no terceiro trimestre de 2016 para os 90,1%, com Portugal a registar a segunda maior dívida da União Europeia (UE) e a quarta subida homóloga.

Notícia sobre:

Pedir um segundo resgate? É uma “não notícia”, diz António Costa

O primeiro-ministro disse, esta quarta-feira (dia 14 de setembro), que não há qualquer razão para Portugal pedir um segundo resgate. “Não se justifica, não há nenhuma razão substantiva para que aconteça, nem de execução orçamental, nem de evolução da dívida, nem de sistema financeiro. É verdadeiramente a não notícia de que se tem falado”, afirmou António Costa.

Notícia sobre: