Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

OCDE

Últimas notícias sobre "OCDE" publicadas em idealista.pt/news

Salários Vs impostos: portugueses ganham 73% do vencimento bruto

Um português ganha apenas 73% do seu ordenado bruto, sendo que a percentagem restante vai para os cofres do Estado através de contribuições sociais e impostos. Se a estas contas se juntar o valor que o próprio empregador paga à Segurança Social por cada remuneração, o peso dessas obrigações é ainda mais maior, com 41% do valor despendido pelos patrões a não chegar à conta dos  funcionários. Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), a carga fiscal praticada em Portugal é mais pesada que a média dos países da entidade.

Notícia sobre:

Portugal, o país da OCDE onde mais subiram os encargos com a habitação

O esforço que as famílias portuguesas têm de fazer para suportar as despesas com a habitação é hoje mais alto do que em 2010. Portugal é, de resto, o país dos 35 membros da OCDE onde os encargos com a casa mais subiram no período de uma década. Ainda assim, a proporção de agregados com rendimentos mais baixos que gastam mais de 40% do orçamento em habitação diminuiu.

Notícia sobre:

A evolução da carga fiscal em Portugal nos últimos 50 anos

Nos últimos 53 anos – entre 1965 e 2017 –, a carga fiscal mais que duplicou, tendo passado de 15,7% para 35,4%. Trata-se de um aumento de 19,7%, o terceira mais alto da OCDE. Só Grécia e Espanha tiveram aumentos superiores.

Notícia sobre:

Idade da reforma vai aumentar 2,6 anos para quem começar agora a trabalhar

A idade média de acesso à pensão entre os que estão a reformar-se e a iniciar agora a vida ativa deverá aumentar 2,6 anos em Portugal, passando dos 65,2 para os 67,8 anos, segundo o "Panorama das pensões 2019", da OCDE.

Notícia sobre:

Portugal é o terceiro país europeu com maior dívida pública (e o quarto maior da OCDE)

Uma década depois da crise de 2007/08, as contas públicas nacionais melhoraram, com destaque para o défice, mas Portugal continua a ter, entre os países europeus incluídos na OCDE, a terceira maior dívida pública – a quarta no geral, contando com o Japão, que lidera o ranking. 

Notícia sobre:

Portugal entre países onde quem ganha mais paga mais impostos

Portugal é o quarto país da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), entre 41 nações, onde quem ganha mais paga, proporcionalmente, mais impostos. Apenas Suécia, Eslovénia e Bélgica estão à frente de Portugal.

Notícia sobre:

Portugal tem o maior fosso entre preços das casas e salários da OCDE

Em 2018, o salário médio por trabalhador em Portugal subiu 2%, mas o custo nominal da habitação disparou mais de 10%. O fosso entre o custo habitacional/rendimento familiar é cada vez maior.

Notícia sobre:

Jovens portugueses têm cada vez mais dificuldade em ter um bom salário

Encontrar um trabalho com um salário elevado é cada vez mais difícil para os jovens portugueses. Esta é uma das conclusões a retirar do relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) “Employment Outlook 2019”.

Notícia sobre:
Bruno Martins/Unsplash

Preços das casas sobem mais do dobro em Portugal que na UE

O mercado residencial em Portugal somou recordes em 2018. Comprar casa é, para muitos, tarefa impossível, e os números são claros: no 4º trimestre do ano passado subiram 4,2% na UE e na Zona Euro e… 9,3% em Portugal, isto em termos homólogos.  

Notícia sobre:

Pôr ricos a pagar mais impostos? 8 em cada 10 portugueses concordam com a ideia

Deverá o Governo aumentar os impostos sobre os ricos? A pergunta foi feita pela OCDE a uma amostra representativa de cidadãos de 21 países, e Portugal lidera a lista do sim: 8 em cada 10 portugueses concordam com a ideia.

Notícia sobre: