
Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP), vê com bons olhos a possibilidade de Portugal e Espanha adotarem um modelo similar ao Benelux, integrado pela Bélgica, Holanda e Luxemburgo. Segundo o autarca, a estratégia ibérica coordenada a nível internacional já tem nome: Iberolux.
“Sempre achei, desde que Portugal e Espanha têm democracias, que deveríamos ter um Iberolux, como um Benelux”, disse Rui Moreira, em entrevista à agência de notícias espanhola Efe.
Os dois países “deveriam ter uma estratégia coordenada, já que durante muitos anos” viveram “de costas e com enormes suspeitas e desconfianças”, referiu, salientando que atualmente a união entre as cidades portugueses e espanholas “é óbvia”. “Falamos um idioma que não é o mesmo, mas entendemo-nos”, acrescentou.
De acordo com o presidente da CMP, o projeto comum vai além das fronteiras europeias e atinge a Iberoamérica, “essencial” para ambos os países.
Um exemplo dos bons resultados da colaboração entre Portugal e Espanha é o projeto Xacoveo 2021, que inclui uma programação conjunta e é coordenado pelo presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo. “O Minho deixou de ser fronteira” e o Norte de Portugal e a Galiza vivem “um momento fantástico” em termos turísticos, destacou o autarca, citado pela agência de notícias.
1 Comentários:
A ideia poderá ser boa.
O nome roça o ridículo.
Benelux vem de BE...lgium, NE...therlands, LUX...embourg.
O lux em Iberolux não tem a mínima lógica, a não ser que a Península Ibérica se juntasse ao Luxemburgo, o que não será o caso.
Para poder comentar deves entrar na tua conta