Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Portugal e Espanha deveriam “ter um Iberolux”, diz Rui Moreira

Presidente da Câmara Municipal do Porto considera que os dois países “deveriam ter uma estratégia coordenada”.

Faccebook de Rui Moreira
Faccebook de Rui Moreira
Autor: Redação

Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP), vê com bons olhos a possibilidade de Portugal e Espanha adotarem um modelo similar ao Benelux, integrado pela Bélgica, Holanda e Luxemburgo. Segundo o autarca, a estratégia ibérica coordenada a nível internacional já tem nome: Iberolux.

“Sempre achei, desde que Portugal e Espanha têm democracias, que deveríamos ter um Iberolux, como um Benelux”, disse Rui Moreira, em entrevista à agência de notícias espanhola Efe. 

Os dois países “deveriam ter uma estratégia coordenada, já que durante muitos anos” viveram “de costas e com enormes suspeitas e desconfianças”, referiu, salientando que atualmente a união entre as cidades portugueses e espanholas “é óbvia”. “Falamos um idioma que não é o mesmo, mas entendemo-nos”, acrescentou.

De acordo com o presidente da CMP, o projeto comum vai além das fronteiras europeias e atinge a Iberoamérica, “essencial” para ambos os países. 

Um exemplo dos bons resultados da colaboração entre Portugal e Espanha é o projeto Xacoveo 2021, que inclui uma programação conjunta e é coordenado pelo presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo. “O Minho deixou de ser fronteira” e o Norte de Portugal e a Galiza vivem “um momento fantástico” em termos turísticos, destacou o autarca, citado pela agência de notícias.