Porto compra casas nas Fontainhas

Porto compra Ilha dos Moinhos e quer ali construir parque urbano

Há um ano, a Ilha dos Moinhos, no Porto, esteve no centro das atenções pelos piores motivos. As chuvas fortes que se fizerem sentir provocaram uma inundação, causando vários estragos nas casas ali existentes e levando ao realojamento de emergência dos residentes. Agora, este bairro residencial localizado na escarpa das Fontainhas foi adquirido por 900 mil euros pela Câmara Municipal do Porto, que quer ali intervir de forma a estabilizar aquela zona e evitar novas inundações. E os planos da autarquia da Invicta não ficam por aqui: a ideia é também ali construir um parque urbano.
Parque Urbano da Lapa está a nascer no Porto

De “buraco negro” a “pulmão” no Porto: Parque Urbano da Lapa ganha vida

O Parque Urbano da Lapa, cuja construção resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal do Porto (CMP) e o grupo hoteleiro canadiano Mercan Properties, irá dotar o centro da cidade de mais 1,7 hectares de área verde e deverá estar pronto no verão. No local que foi apelidado pelo presidente da autarquia, Rui Moreira, como sendo “um buraco negro" vai agora nascer “um novo pulmão de um Porto mais verde”, adianta o município. 
Casas no Porto

Parque habitacional do Porto tem 13 mil casas e vai crescer 12,5%

A autarquia do Porto tem várias novidades no âmbito da habitação. O parque habitacional do Porto dispõe atualmente de 13.062 fogos e deverá crescer 12,5%, depois de concluídos os oito projetos em curso. Ou seja, vão nascer 1.610 novas habitações na Invita. E dois destes projetos habitacionais vão ser desenvolvidos em parceria com os privados. A ideia passa não só por aumentar o número de casas de renda apoiada, mas também colocar mais casas no mercado a preços acessíveis. E, neste âmbito, a Câmara do Porto vai ainda lançar na próxima semana mais uma edição do programa de apoio à renda Porto Solidário.
Arrendamento de casas a turistas no Porto

AL no Porto: câmara aprova por maioria revogar regulamento

O executivo da Câmara Municipal do Porto aprovou esta segunda-feira (6 de novembro de 2023), por maioria, revogar o regulamento do Alojamento Local, que estava em vigor desde maio e determinava áreas de contenção, devido ao programa Mais Habitação, que "retira competências" ao município. Aproposta contou com o voto favorável dos vereadores do movimento independente, do PSD e o voto contra do PS, CDU e BE.
Construção de estádio de futebol no Porto

Lançado concurso de 4,6 milhões para construção de estádio em Campanhã

A Câmara do Porto lançou um concurso público de 4,6 milhões de euros para a construção do Campo Municipal de Campanhã, um estádio situado entre a Rua Justino Teixeira e as piscinas municipais.  Segundo uma nota publicada no site oficial da autarquia consultada pela Lusa, "o espaço abrange um campo de jogos com bancada coberta, além de um edifício de apoio e novo arruamento, com lugares de estacionamento", numa área que ascende a 17.000 metros quadrados (m2).
Arrendamento acessível no Porto

Rendas acessíveis no Porto: Câmara vai colocar 20 casas no mercado

A Câmara Municipal do Porto (CMP) vai reabilitar dois prédios que comprou recentemente para colocar no mercado 20 casas para arrendamento acessível. Em causa está um investimento total de 3,6 milhões de euros financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do programa 1.º Direito. Os prédios situam-se nas ruas 9 de Abril e Matias de Albuquerque.
Centro Comercial Stop no Porto

Câmara do Porto ordena fecho de lojas do centro comercial Stop

Mais de uma centena de lojas do centro comercial Stop, na Rua do Heroísmo, no Porto, estão a ser seladas pela Polícia Municipal “por falta de licenças de utilização para funcionamento”, justificou esta terça-feira (18 de julho de 2023) a Câmara Municipal. Em comunicado, a autarquia presidida pelo independente Rui Moreira avança que estão a ser seladas 105 das 126 lojas deste centro comercial.