Bairro da Maceda

Projeto do SAAL no Porto leva seis anos e ainda não está concluído

A Câmara do Porto tem desde 2019 obras a decorrer no Bairro da Maceda, em Campanhã, para concluir três blocos habitacionais projetados por Alcino Soutinho no âmbito do SAAL – Serviço de Apoio Ambulatório Local, criado no pós-25 de Abril. “O prazo previsto para concretização da empreitada descrita, incluindo os trabalhos de correção, já terminou e esses trabalhos não foram concluídos (…) o empreiteiro está em incumprimento do contrato. Existe um pedido de prorrogação do prazo em análise, mas está também em cima da mesa a aplicação de multas por parte da empresa municipal”, resumiu a Câmara do Porto.
Companhia Aurifícia do Porto

Empreendimento de 75 milhões vai nascer em antiga fábrica do Porto

Nos terrenos da antiga Companhia Aurifícia, em Cedofeita, no Porto, vai nascer um ambicioso empreendimento de 75 milhões de euros destinado a habitação, escritórios e serviços. O projeto, a cargo da Companhia Aurificia Sic Imobiliária Fechada, prevê a reabilitação de edifícios históricos e a construção de novos prédios, bem como a criação de garagens com 252 lugares e uma nova via pedonal e para veículos de emergência. A obra deverá arrancar no primeiro trimestre de 2026, segundo o gabinete de arquitetura Ventura + Partners.
Torre do JN no Porto

Alvará para construção de hotel na torre do JN emitido em janeiro

A Câmara do Porto emitiu a 30 de janeiro de 2025 um alvará de construção para dar início à obra da adaptação da torre do Jornal de Notícias em hotel, respondeu a autarquia à Lusa, mas as obras ainda não avançaram. De acordo com o município, o alvará, emitido no início do ano, serve para “obras de demolição, ampliação e alteração para adequar a preexistência a hotel”.
AM do Porto aprova compra de parte da casa de Almeida Garrett

Câmara do Porto compra parte da casa de Almeida Garrett por um milhão

A Assembleia Municipal do Porto aprovou na semana passada, com os votos contra do BE, a compra de uma fração com três pisos da Casa Almeida Garrett, por um milhão de euros, para instalar um núcleo museológico de homenagem ao escritor. O imóvel pertence desde 2018 à sociedade Midfield - Imobiliária e Serviços, com sede na Avenida da Boavista, e que é detida pelos membros do conselho de administração da Teak Capital, um fundo de investimento da família Moreira da Silva.
Companhia Aurifícia do Porto

Antiga Companhia Aurifícia do Porto vai dar lugar a nova urbanização

Um projeto para criar 122 novos fogos, escritórios, comércio e uma nova rua nos terrenos da antiga Companhia Aurifícia, uma unidade fabril instalada na década de 1860 em Cedofeita, está a tramitar nos serviços de urbanismo da Câmara do Porto. O antigo complexo industrial da Companhia Aurifícia está inserido num terreno com uma área de mais de 19 mil metros quadrados (m2) e este novo projeto pretende a criação de uma nova via que vai ligar a rua dos Bragas à rua de Álvares Cabral.
Bairro das Fontainhas

Porto investe dois milhões em arrendamento apoiado nas Fontainhas

A autarquia portuense vai reabilitar um imóvel municipal junto à Alameda das Fontainhas, no Porto, com o objetivo de criar habitação acessível por via de arrendamento apoiado. O projeto, que envolve um investimento estimado de dois milhões de euros, pretende aumentar a oferta de fogos nesta zona da cidade. A intervenção incidirá nos lotes municipais entre os números 52 e 68, constituído por 19 frações – 18 de habitação e uma de comércio – distribuídas por quatro pisos.
Reabilitação de edifício no Porto

Porto vai reabilitar edifício para instalar sede do Balleteatro

A Câmara do Porto, através da empresa municipal Go Porto, adjudicou por 2,7 milhões de euros a reabilitação de um edifício, no Centro Histórico, para lá se instalar a sede do Balleteatro, que se encontra no Coliseu desde 2015.O edifício que vai ser alvo de reabilitação pertenceu à União de Freguesia
Cedência de terreno ao FC Porto

Pavilhão do FC Porto não vai impedir habitação partilhada em escola

O presidente da Câmara do Porto garantiu, esta segunda-feira (14 de julho de 2025), que a cedência de terreno na Escola EB2,3 Ramalho Ortigão, em Campanhã, para o FC Porto construir um pavilhão não vai afetar o possível projeto de habitação partilhada. “Não vai prejudicar”, respondeu Rui Moreira, questionado pelo vereador do Bloco de Esquerda, Sérgio Aires, se esta cedência teria impacto no projeto de habitação partilhada.
Casas no Porto

Executivo da Câmara do Porto aprova Carta Municipal de Habitação

O executivo da Câmara do Porto aprovou, com o voto contra do Bloco de Esquerda e a abstenção da CDU, a aprovação da Carta Municipal de Habitação (CMH), após esta ter recebido quatro participações em consulta pública. A CMH é o instrumento de planeamento e ordenamento territorial em matéria de habitação e a sua aprovação segue agora para votação na Assembleia Municipal.
Casas no Porto

Câmara do Porto declara situação de carência habitacional na cidade

A Câmara Municipal do Porto declarou situação de carência habitacional em toda a cidade. Uma informação que consta na Carta Municipal de Habitação (CMH), que o executivo camarário viu ser aprovada com os votos a favor de todos os partidos, à exceção do BE, que votou contra. A CMH segue agora para consulta pública.
Pedro Baganha

Câmara do Porto aprova permuta de terrenos para resolver litígio

O executivo municipal do Porto aprovou, por maioria, a desafetação de uma parcela de terreno junto à Ribeira da Granja e uma permuta a celebrar com a Civilria para resolver um litígio judicial. A proposta foi aprovada com os votos favoráveis do movimento independente, PSD, PS e com a abstenção do BE e CDU, e segue para deliberação da Assembleia Municipal.
Obras na linha Rosa do Metro do Porto

Metro do Porto: obras na Linha Rosa vão derrapar, avisa Rui Moreira

O presidente da Câmara do Porto considerou impossível a obra de construção da linha Rosa, que ligará São Bento à Casa da Música, estar concluída em julho como anunciado pela Metro do Porto. "Não acreditem no que dizem. É impossível que as obras estejam prontas em julho. Assumo o que estou a dizer", afirmou Rui Moreira durante a sessão da Assembleia Municipal, que decorreu esta segunda-feira (3 de fevereiro de 2025).
Residência para estudantes no Porto

Porto lança concurso para construir residência para estudantes

A Câmara do Porto lançou esta segunda-feira, dia 13 de janeiro, um concurso público para a conceção, construção, exploração e manutenção de uma residência de estudantes de parte da unidade de intervenção do quarteirão da Bainharia, localizado no centro histórico.No procedimento, publicado esta segun
AL no Porto

Porto com novo regulamento de Alojamento Local aprovado

A Assembleia Municipal do Porto aprovou, com o voto contra da CDU, a entrada em vigor do Regulamento para o Crescimento Sustentável do Alojamento Local, que se deverá concretizar este mês. A revogação da suspensão aprovada há cerca de um ano, na sequência da entrada em vigor do programa do anterior governo socialista, Mais Habitação, foi aprovada na sessão que decorreu esta segunda-feira (9 de dezembro de 2024) à noite.