
Portugal saiu da lista verde de destinos turísticos seguros do Reino Unido devido à descoberta de novas variantes e à subida no ritmo de contágios de Covid-19 em Portugal, segundo anunciou o secretário dos Transportes britânico, Grant Shapps. Quer isto dizer que quem viajar para Portugal terá de cumprir uma quarentena de 10 dias no regresso e dois testes PCR. A medida aplica-se a partir da próxima terça-feira, 8 de junho de 2021.
O governante britânico disse numa entrevista transmitida na Sky News que foi uma "decisão difícil de tomar”, invocando duas principais razões que estão a causar preocupação nas autoridades britânicas. "Uma é que a taxa de positividade quase duplicou desde a última revisão em Portugal e a outra é que há uma espécie de mutação do Nepal da chamada variante indiana que foi detetada e simplesmente não sabemos o potencial que pode ter para resistir à vacina”, explicou.
Shapps disse que o Governo quer garantir que o país não importa mais variantes que ponham em causa o plano de desconfinamento, nomeadamente a quarta etapa prevista para 21 de junho de 2021, quando se espera que sejam levantadas todas as restrições.
A medida deverá em vigor a partir das 04h00 de terça-feira, 8 de junho de 2021, quando Portugal passa para a lista amarela. Os países nesta lista estão sujeitos a restrições mais apertadas, nomeadamente uma quarentena de 10 dias na chegada ao Reino Unido e dois testes PCR, no segundo e oitavo dia, como já acontece com a maioria dos países europeus, como Espanha, França e Grécia.
Na atualização das listas de viagens internacionais publicada, o Ministério dos Transportes britânico adicionou à lista vermelha o Afeganistão, Bahrein, Costa Rica, Egito, Sri Lanka, Sudão e Trinidad e Tobago. O Executivo britânico reitera também o apelo aos britânicos para que não viajem para destinos da lista amarela de forma a proteger a saúde pública porque a "prevalência de variantes preocupantes e às taxas gerais de coronavírus são maiores".

Governo português não percebe lógica da decisão
O Governo português diz que vai tomar nota da decisão, “cuja lógica não se alcança”, do executivo britânico de retirar Portugal da lista verde de viagens internacionais no âmbito da atual pandemia, assinalando que o país prossegue um desconfinamento “prudente”.
“Tomamos nota da decisão britânica de retirar Portugal da lista verde de viagens, uma decisão cuja lógica não se alcança”, reagiu o Ministério dos Negócios Estrangeiros na rede social Twitter, poucos momentos depois do anúncio britânico.
“Portugal continua a realizar o seu plano de desconfinamento, prudente e gradual, com regras claras para a segurança dos que aqui residem ou nos visitam”, acrescentou a breve declaração da diplomacia portuguesa.
Confederação do Turismo considera "desastrosa" saída da lista verde
A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) considera “desastrosa” para o turismo português a decisão do Reino Unido de retirar Portugal da lista verde de viagens. “Esta é uma notícia muito preocupante e penalizadora, não só para o turismo, mas também para a economia nacional, já que estamos a falar da principal atividade exportadora do país”, afirma a CTP em comunicado.
A CTP salienta que “a retoma que se iniciou nas últimas semanas com a chegada dos turistas ingleses”, principal mercado do turismo nacional, “vai ser abruptamente interrompida durante, pelo menos, três semanas”.
“O impacto nas reservas, sobretudo no Algarve, será gigantesco, numa fase em que as empresas se preparavam para um aumento da procura turística com reforço da oferta e de recursos humanos. Todo esse investimento será perdido”, afirma Francisco Calheiros, presidente da CTP, citado na nota.
*Com Lusa
1 Comentários:
Government, you let the cases get worse and worse again. All the while opening up and opening up - with all due respect, what did you think would happen? It was obvious. High infection rates mean high numbers of infected people returning to the UK. It's as simple as that. Get your head out of the sand, you let this happen by not pulling the numbers back.
Para poder comentar deves entrar na tua conta