Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Covid-19

Últimas notícias sobre "Covid-19" publicadas em idealista.pt/news

Moratórias de crédito prolongadas até março de 2021 para combater a Covid-19

Agora é oficial. O Governo aprovou o prolongamento por mais seis meses, até 31 de março de 2021, da moratória que permite suspender o pagamento das prestações dos empréstimos bancários, nomeadamente do crédito à habitação. A medida foi anunciada pelo primeiro-ministro, António Costa, esta quinta-feira (4 de junho de 2020), no final do Conselho de Ministros que aprovou o Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), que vai vigorar até ao final do ano e que contempla as medidas de resposta à crise causada pela pandemia do novo coronavírus.

Notícia sobre:

ASMIP aponta quebras de 50% na atividade de mediação por causa da Covid-19

O imobiliário foi, no imediato, um dos setores mais afetados pela crise gerada pela pandemia do novo coronavírus, estando, no entanto, a recuperar do abalo sentido, pelo que os negócios estão de novo “na rua”. Durante os meses de março a maio, devido à Covid-19, a maioria das 680 mediadoras imobiliárias associadas da Associação dos Mediadores do Imobiliário de Portugal (ASMIP) sentiu uma quebra da atividade na ordem dos 50%.

Notícia sobre:

Desemprego resiste à pandemia e recua para 6,2% em março – e deve estabilizar em abril

A taxa de desemprego recuou em março e deverá estabilizar em abril, apesar do impacto da pandemia do novo coronavírus. Segundo dados revelados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em março, a taxa de desemprego situou-se em 6,2%, menos 0,2% que em fevereiro, menos 0,6% que em janeiro e menos 0,3% que no mesmo mês do ano passado. 

Notícia sobre:

Previsões do PIB das principais economias mundiais para 2020

As principais economias mundias estão a sentir o impacto da pior crise dos últimos anos, devido à pandemia do novo coronavírus. Nas previsões para 2020, apenas China, Indonésia e Coreia do Sul devem ver o PIB melhorar, um cenário bem diferente do que se deverá verificar em Portugal, Espanha e Itália, por exemplo – nos dois últimos países, o PIB deverá mesmo recuar mais de 10%.

Notícia sobre:

A “receita” dos promotores e investidores imobiliários para fintar a Covid-19 e relançar o setor

Relançar o programa de vistos gold, reduzir a taxa de IVA na construção nova para 6% e acabar com a cobrança do Adicional ao Imposto Municipal sobre Imóveis (AIMI) na habitação. Estas são algumas das medidas que constam no “Programa Relançar”, que foi lançado esta terça-feira (2 de maio de 2020) pela Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII) e que tem como objetivo atrair investimento para o setor imobiliário e colocar Portugal no caminho da retoma económica no pós-Covid-19, gerando confiança dos investidores nacionais e estrangeiros.

Notícia sobre:

Remodelar a casa em tempos de Covid-19? Há 5 aspetos a ter em conta antes de pôr mãos à obra

Melhorar a habitabilidade da casa ajuda a prolongar a sua conservação. Uma conclusão a que muitas pessoas terão chegado com o confinamento, já que viveram e trabalharam “fechados" durante os últimos tempos – algumas assim continuam –, devido à pandemia do novo coronavírus. Mas há aspetos a ter em conta antes de pôr mãos à obra, sendo necessário pensar em todos os prós e contras, para se ter a certeza de que o investimento é canalizado para as áreas certas.

Notícia sobre:

Construção: federação exige criação de “estratégia global que defenda a saúde dos trabalhadores”

A Federação Portuguesa dos Sindicatos da Construção, Cerâmica e Vidro (FEVICCOM) considera que “os rastreios a todos os trabalhadores” do setor “são essenciais, mas não bastam”. A entidade exige mais, nomeadamente “uma estratégia global que defenda a saúde dos trabalhadores”. De recordar que muitos dos recentes casos de Covid-19 que estão a surgir em Portugal, nomeadamente em Lisboa, são em obras, havendo “centenas de infetados nos locais de trabalho, num setor que emprega quase meio milhão de trabalhadores”.

Notícia sobre:

Um vizinho do prédio tem Covid-19, o que deve fazer o administrador do condomínio?

Imagina que és administrador do condomínio do prédio onde vives e que um dos vizinhos partilha contigo que está doente com Covid-19, o que deves fazer? Importa dizer, desde logo, que a administração do condomínio não pode revelar a identidade de uma pessoa infetada sem a sua prévia autorização. Explicamos-te tudo sobre este assunto no artigo de hoje da Deco Alerta. 

Notícia sobre:

Construção vive “período difícil e incerto”... mas resistiu ao primeiro impacto da pandemia

A construção atravessa, à semelhança de outros setores, “um período difícil e incerto”, mas “regista um menor impacto imediato sobre a sua atividade, uma vez que a declaração de Estado de Emergência não determinou a suspensão das obras, a exemplo do que se passou na generalidade dos países”. A garantia é dada pela Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), que considera que o setor susteve o primeiro impacto causado pela pandemia do novo coronavírus. 

Notícia sobre: