Taxa de poupança em Portugal é inferior à da média da UE

Portugal é o quinto país da UE onde as famílias menos poupam

Em 2021, em plena pandemia da Covid-19, as famílias portuguesas pouparam apenas 9,8% dos seus rendimentos. Portugal é, de resto, o quinto país da União Europeia (UE) onde as famílias menos pouparam no ano passado, encontrando-se apenas atrás de Dinamarca (9,3%), Lituânia (5,8%), Grécia (3,7%) e Polónia (2,8%). Em causa estão dados divulgados recentemente pelo Eurostat. 
Rendimentos dos portugueses recuam 18% com a pandemia

Dois em cada 10 portugueses perderam rendimentos no auge da pandemia

Em 2021, segundo ano da pandemia da Covid-19, 18% dos portugueses – dois em cada dez – viram o seu rendimento líquido descer face ao ano anterior. Portugal foi, de resto, o 11º país da União Europeia (UE), entre os 26 Estados-membros para os quais há dados (não há informação para a Hungria), onde mais pessoas viram o rendimento diminuir no período em causa, segundo dados divulgados recentemente pelo Eurostat. 
Mundo regrediu cinco anos com a Covid-19

Mundo regrediu cinco anos com a Covid-19 e guerra pode piorar cenário

O mundo retrocedeu cinco anos em termos de desenvolvimento, educação e esperança e qualidade de vida com a Covid-19, segundo as conclusões de um relatório das Nações Unidas publicado esta quinta-feira (8 de setembro de 2022). No relatório sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) expressa-se ainda o receio de que a guerra na Ucrânia piore ainda mais a situação.
Turismo em Portugal

Turismo em Portugal a renascer - atrai turistas cá dentro e lá fora

O turismo em Portugal sofreu um forte golpe com a pandemia da Covid-19. A procura por restaurantes, alojamentos turísticos e animações caiu em 2020, fazendo com que muitos negócios fechassem. Mas 2021 foi o ano em que o turismo de Portugal teve a oportunidade de começar a renascer, ainda que não tenha alcançado os níveis pré-pandemia. Os portugueses continuam a escolher passar férias em território nacional – assegurando 52,8% das dormidas – e a chegada de turistas do estrangeiro aumentou 48,4% face a 2020.
certificado digital

Voos para Portugal: certificado e teste deixam de ser obrigatórios

Os passageiros de voos com destino ou escala em Portugal deixam de ter de apresentar o certificado digital ou teste negativo à Covid-19, segundo informação divulgada pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC).Em comunicado, a ANAC refere que, na sequência da entrada em vigor do despacho conjun
Mortes por Covid-19 em Portugal em 2020

Covid-19 foi a segunda principal causa de morte em 2020 em Portugal

Em 2020, primeiro ano da pandemia em Portugal – os primeiros casos diagnosticados com Covid-19 foram reportados dia 2 de março e o primeiro óbito foi registado dia 16 do mesmo mês –, Portugal registou 7.125 óbitos devido ao novo coronavírus, sendo a segunda principal causa de morte no país esse ano, revelou esta segunda-feira (16 de maio de 2022) o Instituto Nacional de Estatística (INE). A primeira