
Inflação global em 2025: as perspetivas do FMI e os valores
Depois da pandemia provocada pela Covid-19 e da guerra na Ucrânia terem impulsionado a inflação a nível global, como se perspetivam os números em 2025? Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), prevê-se que a inflação permaneça significativamente acima dos 2% recomendados na maior parte do mundo, mesmo ao longo deste ano.

Arrendar casa 5 anos após a Covid: oferta dispara e rendas sobem 43%
Já passaram cinco anos desde o início da pandemia da Covid-19, um capítulo da história da humanidade que acabou por moldar a sociedade, a economia e o imobiliário. Em Portugal, o mercado de arrendamento de longa duração está mais dinâmico desde então, havendo mais casas para arrendar. Mas continuam não ser suficientes para responder à procura das famílias, que cresceu ainda mais, impulsionando o aumento das rendas das casas em 43% neste período, segundo uma análise aos dados do idealista (editor deste boletim).

Casas onde podes criar o teu próprio escritório
Com a realidade do teletrabalho que se instalou em muitas empresas depois da pandemia, mesmo que em regime híbrido, muitas pessoas encontraram no trabalho em casa uma oportunidade de poupar tempo em deslocações e conciliar melhor com a vida pessoal.

Trabalho híbrido nos EUA: empresas estão a apertar o cerco?
A pandemia levou as empresas a repensar a forma como os seus colaboradores trabalham. Muitas, sempre que possível, passaram a oferecer soluções de trabalho totalmente remotas ou híbridas. Uma tendência que pode estar a mudar: um estudo da KPMG concluiu que quase dois terços dos CEO inquiridos esperam que os seus colaboradores voltem a trabalhar a 100% no escritório nos próximos três anos. Nos EUA, no entanto, várias empresas (e de vários setores) permitem ainda o trabalho remoto.

Portugal é o quinto país da UE onde as famílias menos poupam
Em 2021, em plena pandemia da Covid-19, as famílias portuguesas pouparam apenas 9,8% dos seus rendimentos. Portugal é, de resto, o quinto país da União Europeia (UE) onde as famílias menos pouparam no ano passado, encontrando-se apenas atrás de Dinamarca (9,3%), Lituânia (5,8%), Grécia (3,7%) e Polónia (2,8%). Em causa estão dados divulgados recentemente pelo Eurostat.

Dois em cada 10 portugueses perderam rendimentos no auge da pandemia
Em 2021, segundo ano da pandemia da Covid-19, 18% dos portugueses – dois em cada dez – viram o seu rendimento líquido descer face ao ano anterior. Portugal foi, de resto, o 11º país da União Europeia (UE), entre os 26 Estados-membros para os quais há dados (não há informação para a Hungria), onde mais pessoas viram o rendimento diminuir no período em causa, segundo dados divulgados recentemente pelo Eurostat.

Covid ou gripe? Sintomas são comuns, mas novos testes tiram dúvidas
Estás a sentir-te febril, com dores de garganta e até com uma certa fadiga generalizada? Então sim, estás doente. Resta saber qual o motivo.

Mundo regrediu cinco anos com a Covid-19 e guerra pode piorar cenário
O mundo retrocedeu cinco anos em termos de desenvolvimento, educação e esperança e qualidade de vida com a Covid-19, segundo as conclusões de um relatório das Nações Unidas publicado esta quinta-feira (8 de setembro de 2022). No relatório sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) expressa-se ainda o receio de que a guerra na Ucrânia piore ainda mais a situação.

Máscara deixa de ser obrigatória em transportes públicos e farmácias
A partir de agora, o uso obrigatório de máscara para combater a Covid-19 vai aplicar-se apenas aos lares, hospitais e outros estabelecimentos de saúde.

Portugal teve a maior taxa de excesso de mortalidade em maio
Portugal registou em maio o maior excesso de mortalidade na União Europeia (UE), com uma taxa de 19%, quase o triplo da média comunitária, de 6,6%. Em causa estão dados publicados recentemente pelo Eurostat.

Turismo em Portugal a renascer - atrai turistas cá dentro e lá fora
O turismo em Portugal sofreu um forte golpe com a pandemia da Covid-19. A procura por restaurantes, alojamentos turísticos e animações caiu em 2020, fazendo com que muitos negócios fechassem. Mas 2021 foi o ano em que o turismo de Portugal teve a oportunidade de começar a renascer, ainda que não tenha alcançado os níveis pré-pandemia. Os portugueses continuam a escolher passar férias em território nacional – assegurando 52,8% das dormidas – e a chegada de turistas do estrangeiro aumentou 48,4% face a 2020.

Voos para Portugal: certificado e teste deixam de ser obrigatórios
Os passageiros de voos com destino ou escala em Portugal deixam de ter de apresentar o certificado digital ou teste negativo à Covid-19, segundo informação divulgada pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC).Em comunicado, a ANAC refere que, na sequência da entrada em vigor do despa

Covid-19 foi a segunda principal causa de morte em 2020 em Portugal
Em 2020, primeiro ano da pandemia em Portugal – os primeiros casos diagnosticados com Covid-19 foram reportados dia 2 de março e o primeiro óbito foi registado dia 16 do mesmo mês –, Portugal registou 7.125 óbitos devido ao novo coronavírus, sendo a segunda principal causa de morte no país esse ano, revelou esta segunda-feira (16 de maio de 2022) o Instituto Nacional de Estatística (INE). A primeira

Nova vaga de Covid-19 à vista? Onde usar máscara e outros cuidados
O uso generalizado de máscara deixou de ser obrigatório a partir de 22 de abril de 2022, com exceção de alguns locais como transportes, hospitais ou lares de idosos. Ao que tudo indica, a eliminação do uso de máscara parece ter contribuído para um aumento das infeções em Portugal, que poderá já estar perante uma sexta vaga de Covid-19, segundo um relatório do Instituto Superior Técnico sobre a pandemia. Assim, e numa altura em que praticamente não há restrições, não é preciso usar máscara na rua, no trabalho, ou no supermercado, pode ser importante manter alguns cuidados para evitar o contágio.

Nómadas digitais: a melhor cidade para trabalhar remotamente é…
O interesse dos nómadas digitais por Portugal não é recente, tendo ganho força nos últimos tempos, marcados pela pandemia da Covid-19 e, claro, pelo teletrabalho, que impulsionou novos estilos de vida. E a verdade é que o país tem sido escolhido por muitos destes profissionais para trabalhar remotamente. Não é de todo surpreendente, por isso, que Lisboa ocupe o primeiro lugar da tabela dos melhores locais para um nómada executivo viver. Um ranking que contempla 15 regiões e no qual também se encontra o Algarve, que ocupa a 4ª posição. Esta é uma das conclusões do relatório Savills Executive Nomad Index.

Máscara deixa de ser obrigatória desde hoje, com exceções
À semelhança de outros países, Portugal começou a suavizar as medidas de combate à pandemia.

Óbitos aumentam quase 12% num ano – Covid-19 ajuda a explicar subida
Em março de 2022, morreram em Portugal 10.754 pessoas. Trata-se de um número superior ao verificado no mês anterior (mais 92 óbitos) e no período homólogo (mais 1.144 óbitos, o equivalente a 11,9%). Em causa estão dados divulgados esta segunda-feira (18 de abril de 2022) pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

Dinheiro debaixo do colchão: assim pouparam os portugueses na pandemia
A história mostra-nos que em períodos de crise e incerteza os levantamentos de dinheiro dos bancos disparam. E durante a pandemia da Covid-19 o cenário não foi diferente: o Banco de Portugal (BdP) registou um “aumento muito forte de saída de notas dos bancos centrais”.

Poupança das famílias na Zona Euro cai para níveis pré-Covid-19
No último trimestre de 2021, a taxa de poupança das famílias na Zona Euro recuou para 13,3% do rendimento disponível. Trata-se do valor mais baixo desde o último trimestre de 2019 (12,4%), ou seja, desde o período pré-pandemia Covid-19. Em causa estão dados divulgados esta terça-feira (5 de abril de 2022) pelo Eurostat.

Governo prolonga estado de alerta e restrições por causa da pandemia
Numa fase em que a pandemia da Covid-19 parece ter focado para segundo plano em Portugal (e no mundo), devido à invasão da Rússia à Ucrânia, o Governo revelou, em comunicado, que o país vai continuar em estado de alerta por mais 15 dias, entre 8 e 22 de março de 2022. O que muda? Na prática nada face às medidas instituídas no dia 17 de fevereiro, aquando da passagem de estado de calamidade a estado de alerta. Resumimos, ainda assim, as regras que estão e vão ficar em vigor nos próximos tempos.

Apoio à família na pandemia: empresas recebem hoje 5,7 milhões
A Segurança Social vai pagar a 81 mil empresas 5,7 milhões de euros de apoios à família relativos à primeira semana de janeiro, quando as escolas fecharam devido à pandemia. O pagamento vai ser processado esta segunda-feira, dia 21 de fevereiro de 2022.

Portugal alivia restrições anti-Covid: o que muda
Depois de ouvir os especialistas e de analisar os dados relativos à evolução da pandemia em Portugal, o Governo decidiu avançar com o levantamento de algumas restrições, eliminando, por exemplo, o confinamento de contactos de risco; a recomendação de teletrabalho; ou a exigência de certificado digit

Empresas afetadas pela Covid-19 já podem solicitar novos apoios ao BPF
As candidaturas aos dois primeiros programas de investimento do Fundo de Capitalização e Resiliência (FdCR), geridos pelo Banco Português de Fomento (BPF), com uma dotação global de 650 milhões de euros, estão abertas.

Portugueses estão mais felizes do que antes da pandemia, diz estudo
Os portugueses parecem estar mais felizes e satisfeitos com a vida quase dois anos depois do início da pandemia da Covid-19, sugere um estudo divulgado esta quinta-feira, dia 10 de fevereiro de 2022, que aponta níveis de felicidade melhores até do que em 2019.

Empresas têm até hoje para entregar pedidos de apoio à família
O prazo para os empregadores entregarem à Segurança Social os pedidos de apoio excecional à família relativos à segunda semana de contenção, decretada em janeiro, devido ao fecho das escolas, termina esta quinta-feira, dia 10 de fevereiro de 2022.Em causa estão as empresas cujos trabalhadores tivera