Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Covid-19

Últimas notícias sobre "Covid-19" publicadas em idealista.pt/news

Programa de Recuperação e Resiliência vai acrescentar 3,5% ao PIB até ao final de 2025

O Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) vai acrescentar 3,5% ao Produto Interno Bruto (PIB) português até ao final de 2025, de acordo com o Programa de Estabilidade (PE) divulgado esta sexta-feira (16 de abril de 2021) na página do Parlamento – e aprovado no dia anterior em Conselho de Ministros. “No final de 2025, o nível do PIB deverá situar-se 3,5% acima do nível que se teria verificado num cenário sem PRR”, pode ler-se no PE 2021-2025, agora conhecido.

Notícia sobre:

Esperança de vida recua em quase todos os países da UE em 2020 – em Portugal passou para 81,1 anos

No espaço de um ano, de 2019 para 2020 – marcado pelo aparecimento da pandemia da Covid-19 –, a esperança de vida à nascença estagnou ou recuou na maioria dos Estados-membros da União Europeia (UE), segundo dados provisórios divulgados recentemente pelo Eurostat. Em Portugal o retrocesso foi de oito meses, tendo descido de 81,9 anos para 81,1 anos.

Notícia sobre:

Pandemia faz com que se fique mais em casa em Portugal que na média da Zona Euro

Os portugueses terão levado a sério os conselhos deixados ao longo dos últimos meses pelas autoridades, que recomendam as pessoas a ficar em casa em tempos de pandemia da Covid-19. Ou seja, apesar de já ter sido iniciado o desconfinamento progressivo a nível nacional, ainda se fica mais em casa em Portugal que na média da Zona Euro. Esta é uma das conclusões a retirar da análise dos dados de mobilidade do Google.

Notícia sobre:

Obras em pandemia: ACT faz ação inspetiva nacional para "cuidar dos locais de trabalho na construção"

“Contribuir para a diminuição da sinistralidade laboral através da verificação do cumprimento das regras de segurança e de saúde no trabalho e para a prevenção e contenção dos riscos de contágio da Covid-19 nos estaleiros de construção civil”. Este é o objetivo da ação inspetiva de âmbito nacional no setor da construção civil que a ACT - Autoridade para as Condições do Trabalho está a realizar. 

Notícia sobre:

Construção em 2021: estabilidade é palavra de ordem em plena pandemia

O setor da construção é um dos que está a dar melhor resposta à pandemia da Covid-19. Um cenário que já se tinha verificado em 2020 e que parece estar a registar-se também agora em 2021. “Com base na informação estatística setorial disponível até ao final do mês de março verifica-se que, globalmente, se manteve uma trajetória de estabilidade, não obstante uma conjuntura fortemente marcada pelo impacto das medidas de confinamento, as quais representaram significativos constrangimentos em atividades fortemente interligadas com a construção, nomeadamente a mediação imobiliária”, refere a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).

Notícia sobre:

Taxa de natalidade em mínimos devido à pandemia - desde 2015, pelo menos...

A crise pandémica está a contribuir para a diminuição da taxa de natalidade, pelo menos a ver pelo número de testes do pezinho realizado nos três primeiros meses de 2021. No período em causa foram feitos, ao todo, 18.226 testes, menos 13,7% que nos mesmos três meses do ano passado. É, de resto, o número mais baixo desde pelo menos 2015, ficando 7% abaixo do pior registo, precisamente nesse ano.

Notícia sobre:

Desemprego, doença e divórcio, “os três D da pobreza” – 1/3 das pessoas pobres tem emprego

O desemprego, a doença e o divórcio são fatores que contribuem para a entrada numa situação de pobreza em Portugal ou que impedem que se saia dessa condição, segundo o estudo “Pobreza em Portugal - Trajetos e Quotidianos”. O documento, que foi divulgado esta segunda-feira (12 de abril de 2021) e é promovido pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, chama a esses três processos de produção, reprodução ou intensificação dessa situação “os três D da pobreza”. Uma das conclusões a retirar é que um terço das pessoas pobres (32,9%) tem emprego.

Notícia sobre:

Como viver mais e melhor a casa: dicas úteis e exemplos práticos com a ajuda da UCI

Chama-se “Em Casa com a UCI” e é um projeto digital do banco UCI, especialista na concessão de crédito à habitação, através do qual ‘experts’ de diferentes áreas dão dicas úteis e exemplos práticos sobre como viver mais e melhor a casa. Isto através de vídeos curtos partilhados no canal de Youtube da entidade financeira. 

Notícia sobre: