Nas eleições autárquicas 2021, o PS foi o partido mais votado. A grande surpresa da noite eleitoral foi Moedas, que derrotou Fernando Medina com 34,25% dos votos.
Comentários: 0
Autárquicas 2021: Moedas vence em Lisboa e Moreira mantém-se no Porto
Photo by Louis Paulin on Unsplash

Portugal voltou às urnas este domingo, 26 de setembro, para escolher aqueles que vão dirigir, nos próximos quatro anos, os destinos dos 308 munícipios e 3091 freguesias do país. Nestas eleições autárquicas 2021, o PS foi o partido mais votado, mas também registou o pior saldo entre câmaras ganhas e perdidas. Rui Moreira venceu no Porto como indepedente, mas sem maioria absoluta, numa noite eleitoral em que a grande surpresa foi Carlos Moedas. O candidato do PSD derrotou Fernando Medina com 34,25% dos votos e conquistou Lisboa, contrariando todas as sondagens.

Autárquicas 2021: Moedas vence em Lisboa e Moreira mantém-se no Porto
idealista/news

*Resultados à hora de publicação desta notícia

Nestas eleições autárquicas 2021 o PS ficou à frente de 149 autarquias (em 123 das quais maiorias absolutas) e o PSD subiu para 114. Contas feitas, os socialistas conquistaram 22 autarquias, mas perderam 34 (-12), e os sociais-democratas venceram 32 e perderam 16 para outros partidos. Já CDU conquistou 19 câmaras e os independentes 20. O CDS manteve as seis que já tinha e o BE e Chega não conquistaram nenhum município.

A taxa de abstenção nas eleições autárquicas deste ano está nos 46,3%, segundo os dados disponibilizados no site da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, numa altura em que 99,58% dos votos estão contados. Trata-se da segunda taxa de abstenção mais alta desde as primeiras eleições autárquicas em 1976.

Moedas derruba Medina e Moreira mantém-se no Porto

O social-democrata Carlos Moedas foi a grande surpresa da noite. Foi eleito presidente da Câmara Municipal de Lisboa, com 34,25% dos votos, “roubando” a autarquia ao PS, que liderou o executivo autárquico da capital nos últimos 14 anos. Em segundo lugar, com 33,3% dos votos, de acordo com os resultados oficiais das autárquicas de domingo, ficou o atual presidente da autarquia, Fernando Medina, que várias sondagens davam como o provável vencedor.

Fernando Medina assumiu a derrota pelas 02h30 desta segunda-feira, 27 de setembro de 2021, e felicitou Carlos Moedas por “uma indiscutível vitória pessoal e política”. Já Moedas diz ter vencido “contra tudo e contra todos”, porque “a democracia não tem dono”, agradecendo o “voto de confiança” e comprometendo-se a “mudar a capital”. “Fizemos história, fez-se história hoje em Lisboa”, reforçou o ex-comissário europeu.

O secretário-geral do PS, António Costa, assumiu a frustração com a "derrota inesperada" do socialista Fernando Medina na sua recandidatura. "Como toda a gente sabe, foi uma derrota inesperada, não havia nenhum indicador que apontasse para este resultado, mas a democracia é mesmo assim", lamentou o primeiro-ministro. Ainda assim, frisou a “vitória claríssima” do PS nestas eleições.

Autárquicas 2021: Moedas vence em Lisboa e Moreira mantém-se no Porto
Photo by Gustavo Soares on Unsplash

Já no Porto confirmou-se a vitória de Rui Moreira, com 40,72% dos votos. O independente foi eleito para um terceiro e último mandato como presidente da Câmara do Porto, mas perdeu a maioria absoluta conquistada nas autárquicas de 2017. Em 2017, Rui Moreira obteve 44,46% dos votos e sete dos 13 mandatos, governando assim com maioria absoluta. “O Porto é e continuará a ser forte, independente, com carácter granítico, que nunca esquece o papel determinante que teve na história do nosso país”, comentou o autarca depois de conhecidos os resultados.

Os resultados ao segundo por distrito, concelho e freguesia nas votações para câmaras e assembleias municipais e assembleias de freguesia podem ser consultados em https://www.autarquicas2021.mai.gov.pt/.

*Com Lusa

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta