Autárquicas: PSD reconquista presidência da ANMP e vence maiores câmaras
O PSD venceu o maior número de câmaras nas eleições autárquicas de domingo (12 de outubro de 2025), recuperando a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que pertencia ao PS desde 2013, e triunfou nos cinco municípios mais populosos do país. No total nacional, o PSD com listas próprias, ou em coligações, venceu em 136 municípios contra 128 do PS, quando em 2021 tinha triunfado em 114, contra 149 dos socialistas.
Autárquicas 2025: os resultados nas principais câmaras municipais
As eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025 reforçaram a posição do Partido Social Democrata (PSD), que assegurou a liderança de algumas câmaras municipais, conquistando 136 municípios, um aumento de 22 câmaras em relação a 2021. Em contrapartida, o Partido Socialista (PS) recuou, ficando com 127 câmaras municipais.
Autárquicas: tudo em aberto em Lisboa e Porto e habitação marcou agenda
Os portugueses vão às urnas este domingo (12 de outubro de 2025), tendo a campanha para as eleições autárquicas, que começou a 30 de setembro e termina esta sexta-feira, sido marcada por temas relacionados com o setor da habitação, sobretudo nas duas maiores autarquias do país: Lisboa e Porto. A necessidade de aumentar a oferta de casas está, de resto, na ordem do dia, tal como fica evidente na proposta de Orçamento do Estado para 2026 (OE2026). Voltando às autárquicas, em Lisboa e Porto as sondagens apontam para empates técnicos entre os principais candidatos.
Autárquicas 2025: habitação lidera propostas em Lisboa e no Porto
As eleições autárquicas 2025 estão à porta convidando milhões de pessoas a votar nos novos líderes municipais já este domingo, dia 12 de outubro.
Eleições autárquicas vão realizar-se a 12 de outubro de 2025
As eleições autárquicas vão realizar-se em 12 de outubro, anunciou na quinta-feira o ministro da Presidência, na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros.A data das eleições autárquicas é marcada por decreto do Governo com, pelo menos, 80 dias de antecedência.
Eleições em 2025: “Políticas locais de habitação têm de se adaptar”
Portugal vive uma nova fase de instabilidade política. Há eleições legislativas agendadas para 18 maio de 2025. E, depois do verão, os portugueses voltam a ser chamados às urnas para eleger novos autarcas.
PR aprova reposição de freguesias - mas eleições travam alterações
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta quarta-feira (dia 12 de março) o diploma de reposição de freguesias, como é obrigado por lei, mas alertou que não é permitida a criação de freguesias a seis meses de eleições.Não obstante o disposto no Artigo 15.º, n.º 1, da Lei n.º
Partidos propõem que 132 Uniões sejam desagregadas em 296 freguesias
A proposta conjunta para a reversão das freguesias agregadas em 2013, apresentada no parlamento na quarta-feira, dia 8 de janeiro, prevê que 132 Uniões de Freguesia sejam desagregadas em 296 freguesias nas próximas eleições autárquicas.O Projeto de Lei, subscrito em conjunto na quarta-feira (8 de ja
Autárquicas 2021: Moedas vence em Lisboa e Moreira mantém-se no Porto
Portugal voltou às urnas este domingo, 26 de setembro, para escolher aqueles que vão dirigir, nos próximos quatro anos, os destinos dos 308 munícipios e 3091 freguesias do país.
Programa eleitoral 2021: o que dizem os partidos sobre a habitação
É já no próximo domingo, dia 26 de setembro de 2021, que os portugueses são chamados a exercer o seu direito de voto para eleger os representantes do poder local do concelho onde residem. As alterações climáticas, a mobilidade e em especial a habitação, foram as problemáticas em foco nos debate
As autárquicas e a habitação – eis o que a Deco recomenda aos candidatos
As eleições autárquicas 2021 estão aí à porta: realizam-se domingo, dia 26 de setembro. No artigo desta semana da Deco Alerta, falamos sobre os interesses e direitos do consumidor em tempo de eleições autárquicas, nomeadamente no que diz respeito à área da habitação. Recentemente, recorde-se, recomendou a criação de balcões municipais especializados para a habitação.
Deco recomenda criação de balcões municipais para a habitação
A Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor recomenda a criação de balcões municipais especializados para a habitação, no âmbito da Agenda do Consumidor para as eleições Autárquicas 2021, que se realizam dia 26 de setembro. A Deco reconhece “que alguns municípios têm vindo a criar gabinetes desta natureza”, mas alerta para o facto de ainda haver “muito caminho a ser percorrido relativamente a este serviço em particular”.
Construção: obras públicas caíram 10% no ano passado
O volume de contratos de empreitada de obras públicas recuou 10% em 2013, ano de eleições autárquicas, situando-se nos 1,33 mil milhões de euros.
Lisboa: freguesia de Alvalade cria programa para aconselhar inquilinos
O presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, em Lisboa, quer pôr a funcionar o programa “Renda Digna” (RD), que vai aconselhar inquilinos sobre a nova lei do Arrendamento Urbano – entrou em vigor a 12 de novembro do ano passado – e ajudar a preencher candidaturas ao Subsídio Municipal de Arrendam
Lisboa já tem sítio para nova Feira Popular
A Câmara de Lisboa já escolheu uma nova localização para a Feira Popular. O regresso da feira tinha sido prometido por António Costa e dez anos depois do encerramento do recinto em Entrecampos, a autarquia vai criar uma nova feira.
porto: rui rio leva a leilão oito espaços antes de deixar a autarquia
rui rio e o seu executivo estão prestes a abandonar a gestão da câmara municipal do porto, que será liderada por rui moreira, vencedor na últimas eleições autárquicas.
radiografia do dia: as “cores políticas” do país após as autárquicas
o psd foi o grande derrotado das eleições autárquicas, que se realizaram domingo, perdendo protagonismo para o ps.
o que se diz “lá fora” e na blogosfera sobre as autárquicas
a imprensa estrangeira online não “esqueceu” as eleições autárquicas realizadas em portugal este domingo, sublinhando a “pesada derrota” do psd. um facto, de resto, salientado pelo presidente do partido e primeiro-ministro pedro passos coelho.
autárquicas: reacções à noite eleitoral
na ressaca das eleições autárquicas deste domingo, fazemos um breve resumo do que disseram alguns candidatos às câmaras municipais, derrotados ou vencedores, bem como outros intervenientes activos na vida política nacional antónio costa, reeleito presidente da câmara de lisboa: “[foi o m
costa reeleito em lisboa e rui moreira vence no porto. vê aqui todos os resultados
o socialista antónio costa voltou a ganhar as eleições autárquicas em lisboa, tendo conseguido 50,91% dos votos (as projecções avançadas pelas televisões apontavam para entre 51 a 55%).
rumores
antónio costa firme em lisboa e rui moreira vence no porto: o socialista antónio costa será reeleito na presidência da câmara de lisboa com 48% das intenções de voto, reforçando a maioria absoluta, e o independente rui moreira será o novo presidente da câmara do porto, segundo uma sondagem com simul
números e curiosidades sobre as autárquicas
mais de 9,5 milhões de eleitores elegem domingo os dirigentes de 3.399 autarquias, numas eleições que estão definitivamente marcadas pela redução de freguesias e pela alteração dos rostos dirigentes em centenas de localidades, devido à lei da limitação dos mandatos.
rumores
fmi diz que pode ser necessário flexibilizar mais os défices: o fundo monetário internacional (fmi) avisou esta quarta-feira que os défices orçamentais dos países da zona euro podem ter de ser ainda mais flexibilizados.
viseu: be quer maior aposta na requalificação de casas devolutas
a candidata do bloco de esquerda (be) à presidência da câmara municipal de viseu, manuela antunes, considerou fundamental apostar na requalificação de casas devolutas do centro da cidade, em vez de criar novos bairros na periferia. “esta zona do recinto da feira semanal é um exemplo.
autárquicas: lei das rendas sem consenso entre os candidatos a lisboa
o candidato da coligação “sentir lisboa”, fernando seara, respondeu às críticas de antónio costa sobre a sua proposta de alteração à lei das rendas, afirmando que esperava o seu apoio.