Taxa de inflação homóloga da Zona Euro alcançou um novo máximo, tendo-se fixado em 5,1%. É o valor mais elevado desde 1997.
Comentários: 0
Taxa de inflação bate recordes em janeiro na Zona Euro
Eurostat

A taxa de inflação homóloga da Zona Euro alcançou um novo máximo em janeiro, tendo-se fixado em 5,1%, segundo dados divulgados esta quarta-feira (23 de fevereiro de 2022) pelo Eurostat. Portugal registou a segunda taxa mais baixa (3,4%) entre os Estados-membros da União Europeia (UE), tendo ficado apenas atrás da França (3,3%).

O gabinete oficial de estatísticas europeu confirma, desta forma, a estimativa rápida divulgada no início do mês, que já apontava para um valor recorde da taxa de inflação na Zona Euro. Trata-se, de resto, do valor (5,1%) mais elevado desde o início da série, em 1997, e que contrasta com a taxa de 0,9% registada um ano antes, em janeiro de 2021, e de 5,0%, verificada em dezembro do ano passado.

Também no conjunto dos 27 Estados-membros da UE a taxa de inflação homóloga bateu recordes em janeiro de 2022: foi de 5,6%, superior à registada no período homólogo (1,2%) e no mês anterior (5,3%).

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta