No nosso país, a inflação chegou aos 10,1% em outubro. E começou a descer em novembro e agora em dezembro, estima INE.
Comentários: 0
Inflação em Portugal a descer
Pexels

Há boas notícias no que toca à evolução da inflação em Portugal. Depois de ter atingido o pico de 10,1% em outubro, a inflação começou a dar sinais de descida, caindo para 9,9% em novembro. Esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE) informou que a taxa de inflação no nosso país terá descido pela segunda vez consecutiva: a inflação estimada para dezembro é de 9,6%. Os dados definitivos vão ser conhecidos a 11 de janeiro de 2023.

“Tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá diminuído para 9,6% em dezembro, taxa inferior em 0,3 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior”, explica o instituto no boletim publicado esta sexta-feira, dia 30 de dezembro.

Isto quer dizer que a inflação no nosso país está a descer há dois meses consecutivos (primeiro em novembro e depois em dezembro), refletindo as decisões de política monetária do Banco Central Europeu. Recorde-se que o regulador liderado por Christine Lagarde já subiu as taxas de juro diretoras em 250 pontos base desde julho até dezembro para travar a alta inflação que se faz sentir na Zona Euro. E promete continuar a fazê-lo em 2023 até que a inflação desça para 2%, o nível em que é assegurada a estabilidade dos preços.

E o que é que mais contribuiu para a descida da inflação em dezembro? De acordo com o mesmo documento, o INE estima que a diminuição dos custos dos produtos energéticos terá pesado mais para a redução da inflação:

  • Produtos energéticos: a taxa de variação homóloga do índice relativo aos produtos energéticos terá diminuído para 20,9% (24,7% no mês anterior);
  • Produtos alimentares: o índice referente aos produtos alimentares não transformados terá apresentado uma variação homóloga de 17,6% (18,4% em novembro), contrastando com a aceleração estimada nos produtos alimentares transformados, que terão registado uma variação de 17,5% (16,8% no mês precedente).

Já excluindo os produtos alimentares não transformados e energéticos, a inflação terá registado uma variação de 7,3% (7,2% no mês precedente), a taxa mais elevada desde dezembro de 1993.

Ainda assim, estima-se uma variação média da inflação nos últimos doze meses de 7,8%, superior em 0,5 p.p. face à de novembro, quando registou 7,3%.

Para comparar a inflação dos diferentes países da Zona Euro é utilizado o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC). E o IHPC português terá registado uma variação homóloga de 9,8% (10,2% no mês precedente), um valor superior em 0,2 p.p. face ao IPC.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade