Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Poder de compra

Últimas notícias sobre "Poder de compra" publicadas em idealista.pt/news

Desde 2000 que o poder de compra dos portugueses não subia tanto

No ano passado o PIB per capita dos portugueses subiu 2,9% Segundo os dados do FMI, é preciso recuar ao ano de 2000 para encontrar um crescimento maior. Portugal tem mais poder de compra, mas continua na 47ª posição no ranking de países mais ricos.

Notícia sobre:

Portugueses mais confiantes na situação económica do país

Os consumidores portugueses acreditam que a situação económica e financeira do país é tendencialmente melhor que em 2017. A conclusão é de um estudo do IPAM – Instituto Português de Administração de Marketing sobre os hábitos de consumo dos portugueses no último ano e a sua evolução para 2019. Mais de 70% dos inquiridos acredita, aliás, que o poder de compra se irá manter em 2018.

Notícia sobre:

Quase metade dos portugueses diz que o seu poder de compra está a diminuir

Quase metade dos portugueses (46%) considera que o seu poder de compra diminuiu, tendo por isso menor capacidade financeira para a aquisição de bens e serviços. Este é um valor inferior àquele que foi registado em 2016 (57%). Ainda assim, o poder de compra aumentou para 15% dos portugueses, mantendo-se estável para os restantes 38%.

Notícia sobre:

Fim do mito de que Portugal é um país de casas próprias: 16 países europeus estão à frente

Contra todos os prognósticos, Portugal não está entre os países com maior percentagem de residências em propriedade na UE. A repetida mensagem de que somos um país de compradores parece chegar ao fim: de todo o parque imobiliário de habitação, 74,8% são casas próprias, contra os 96,4% na Roménia ou os 90,5% na Croácia. Dos 28 países da UE, Portugal está no meio da tabela, situando-se no 17º lugar do ranking.

Notícia sobre:

Imobiliário: Reino Unido pode sair da Europa, mas britânicos ficam em Portugal

A pouco mais de duas semanas do referendo, as sondagens dão como certa uma vitória do ‘Brexit’: a saída do Reino Unido da União Europeia (UE). Mas tudo indica que o mercado imobiliário português será imune a esse processo: os britânicos, que historicamente estão entre os principais investidores internacionais no mercado imobiliário nacional, irão continuar a olhar para Portugal da mesma forma, antecipam os especialistas ouvidos pelo idealista/news.

Notícia sobre:

Sabes quais são os concelhos com mais poder de compra em Portugal?

São cinco municípios que em termos de território representam apenas 1% de Portugal continental, mas representam mais de um quinto do poder de compra nacional. Em causa estão Lisboa, Porto, Sintra, Vila Nova de Gaia e Cascais, que consomem 21,4% do total do país, segundo revela a Sales Index da Marktest.

Notícia sobre:

Radiografia do dia: Poder de compra dos países europeus

A União Europeia não está dividida apenas em 20 estados-membros, estando também “partida” em três grandes áreas, tendo em conta o poder de compra dos seus habitantes: a zona este, centro e sul. A área ocupada pelos antigos satélites soviéticos, como Polónia e Roménia, é a que está na cauda da tabela. Já países como Portugal, Espanha, Itália e Grécia estão um pouco melhor, mas ainda bem longe das grandes potências económicas: França, Alemanha, Reino Unido e países nórdicos.

Notícia sobre: