Inflação a recuar em Portugal

Taxa de inflação recua para 1,4% em dezembro e 4,3% no total de 2023

A taxa de inflação homóloga baixou para 1,4% em dezembro de 2023, um valor 0,1 pontos percentuais (p.p.) abaixo do verificado em novembro, confirmou esta quinta-feira (11 de janeiro de 2023) o Instituto nacional de Estatística (INE). Já a variação média de 2023 ficou-se nos 4,3%, sendo bem inferior à registada no ano anterior (7,8%).
Poder de compra sobe em Portugal

Poder de compra em Portugal sobe para 78,7% da média europeia em 2022

Em 2022, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita de Portugal, expresso em Paridades de Poder de Compra (PPC), situou-se em 78,7% da média da União Europeia (UE), segunda dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quinta-feira (14 de dezembro de 2024). Trata-se de um valor superior em 3,4 pontos percentuais (p.p.) face ao registado em 2021 (75,3%).
Despesas das famílias a subir

Despesas das famílias a crescer – mas a um ritmo mais lento

No terceiro trimestre de 2023, as despesas de consumo final das famílias residentes em Portugal cresceram, em volume, 0,9% face ao mesmo período do ano passado. Trata-se de uma subida homóloga inferior à verificada o segundo trimestre (1,3%) – e nos trimestres anteriores –, segundo dados divulgados recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Trata-se da subida mais lenta dos gastos familiares desde o pico da pandemia, no início de 2021.
Preço das casas em Portugal

“Preço das casas à venda deve ser ajustado ao poder de compra”

Mesmo no atual contexto de incerteza, de elevados juros no financiamento bancário e do aumento do custo de vida, as famílias continuam a ter interesse em comprar casa em Portugal. A questão é que há uma “grande lacuna” entra os preços das casas à venda e os valores que as famílias efetivamente podem pagar, o que está a reduzir a venda de casas no nosso país. Foi por isso mesmo que Ricardo Sousa, CEO da Century 21 em Portugal e Espanha, decidiu “ajustar a oferta ao poder de compra” e, em resultado, “aumentámos o nosso número de transações no segundo trimestre”, avança em entrevista ao idealista/news.
Inflação dá tréguas em Portugal

Inflação em Portugal aproxima-se da meta do BCE: cai para 2,1%

Agora é oficial: o Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou que a variação homóloga da taxa de inflação diminuiu para 2,1% em outubro, sendo inferior em 1,5 pontos percentuais (p.p.) à observada em setembro (3,6%). Este é, de resto, o valor mais baixo desde outubro de 2021 (1,8%), sendo também muito menor face ao verificado há um ano – 10,1% em outubro de 2022 –, aproximando-se da meta definida pelo Banco Central Europeu (BCE), que é de 2%. 
Poder de compra a aumentar em Portugal

Poder de compra cresce em Portugal no segundo trimestre

Depois de no primeiro trimestre o rendimento real per capita das famílias nacionais ter contraído 1,24%, no segundo trimestre o cenário mudou de figura, tendo aumentado 1,52%. Significa isto que, entre abril e junho, as famílias portuguesas ganharam poder de compra, inclusive para um nível inclusive acima da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económica (OCDE).