Atualmente, os jovens portugueses parecem não ter vida fácil. Não são apenas as condições precárias de trabalho, com baixos salários, como há um enorme entrave em encontrar casa e pagar despesas. A situação agravou-se obviamente com o impacto da Covid-19, da guerra na Ucrânia e da subida da inflação na economia.
Mesmo assim, é importante não desistir e procurar formas de ganhar a tão merecida independência financeira. Serve este artigo para reunir todas as chaves para o sucesso e que te vão ajudar a ser mais independente e livre.
Independência financeira: o que significa?
Falar em independência financeira pode significar várias coisas, consoante o teu estilo de vida e até a tua idade. Para a grande maioria dos jovens portugueses, a independência financeira começa, imediatamente, pela saída da casa dos pais. De acordo com os dados do Eurostat, em 2021, Portugal foi o país da União Europeia em que os jovens saíram mais tarde de casa dos pais: em média, aos 33,6 anos. Em 2022 a média baixou para os 29,7 anos.
Há ainda quem considere a independência financeira como o momento em que os rendimentos aumentam. Falamos dos rendimentos extra, e não daqueles inerentes ao salário mensal fixo. Isto poderá garantir a liberdade e flexibilidade desejadas, nas quais se baseiam o movimento FIRE.
Independência financeira para jovens: o movimento FIRE
Alguns jovens já aderiram ao movimento FIRE (Financial Independence, Retire Early ou “Independência financeira, reforma antecipada”) para conseguirem atingir a liberdade.
Na verdade, o movimento não se trata de se reformar mais cedo, mas antes de tomar decisões que te aproximem da máxima qualidade de vida. Pode ser, optar por um trabalho mais flexível ou fazer investimentos, que permitam acumular rendimentos a longo prazo para cobrir despesas diárias.
O movimento FIRE tem vindo a crescer em Portugal ao longo dos últimos anos devido à crescente consciencialização sobre os termos de finanças pessoais, investimentos e sustentabilidade económica.
Dicas para alcançar a independência financeira
Gostarias de ser um jovem independente o mais rapidamente possível?Não deixes que a liberdade financeira seja apenas um sonho e segue já estes 5 passos que se revelarão transformadores:
- Definir objetivos: o primeiro passo é tentar responder a alguns perguntas para que consigas obter clarezas na definição dos objetivos. Queres morar na mesma cidade? Queres mudar de emprego? Queres comprar ou arrendar casa? Não te importas de dividir a casa com outras pessoas? Queres construir família com o teu companheiro?
- Analisar a situação financeira: para ser independente é preciso fazer contas à vida entre ganhos, despesas e dívidas que tenhas atualmente. Muitos jovens recorrem a créditos para pagar o automóvel, telemóveis, computador e outros produtos. Portanto, deves estabelecer prioridades;
- Fazer um plano de despesas: deves fazer também os cálculos em relação às despesas que esperas ter assim que te tornes independente. Faz o somatório das despesas de arrendamento, transporte, alimentação, eletricidade, gás, água e outros gastos que consideres essenciais para a tua rotina;
- Ter um fundo de emergência: todos os meses deves colocar dinheiro de parte, para que consigas sair da casa dos pais e responder a todo o tipo de despesas, mesmo aquelas inesperadas;
- Participar em eventos com especialistas: graças às redes sociais, notícias e vídeos é possível conhecer mais sobre finanças pessoais sem gastar dinheiro. Em webinares ou em conferências, podes consultar a dicas de verdadeiros especialistas, para aprender a controlar as finanças.
Convém ainda perceber que tipo de independência financeira desejas. Há quem procure uma independência parcial, associada a um salário fixo mais alto, com poucos investimentos. Outros procuram uma independência total e que não têm receio de lançar a sua marca.
Como ganhar dinheiro facilmente e ser independente
Ainda não sabes como ganhar dinheiro num instante e ser um jovem independente? Chegou o momento de reunir de ideias que te poderão ajudar a aumentar os rendimentos. Podes, por exemplo:
- Ser (re)vendedor online, ou seja, poderás colocar produtos novos ou usados à venda numa loja montada do zero. No teu website poderás colocar à venda todas as peças que tenhas em casa ou outras que existam em casa de familiares e amigos que não se importam de te dar uma mãozinha;
- Trabalhar como freelancer: como consultor de redes sociais, agente imobiliário, canalizador, eletricista, assistente… Existem várias profissões que poderás desempenhar para ganhar algum dinheiro extra;
- Investir tempo na otimização das tuas redes sociais , que poderão chamar a atenção de marcas locais e nacionais interessadas em publicidade. Um perfil atrativo pode mudar a tua vida por completo;
- Criar um canal de Youtube ou Discord onde partilhes todos os teus conhecimentos sobre um tema específico, com o qual estejas familiarizado. Estarás certamente a cativar a comunidade;
Independência financeira não significa apenas poupança e gestão de rendimentos. É importante ter força de vontade e estar preparado para enfrentar os desafios que a vida te oferece. Só assim conseguirás manter o bem mais precioso que é a liberdade.
Para poder comentar deves entrar na tua conta