Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Finanças pessoais

Últimas notícias sobre "Finanças pessoais" publicadas em idealista.pt/news

Como reorganizar as finanças em três passos (depois do divórcio)

A separação é sempre um momento complicado na vida de um casal. Depois desse “passo” – do divórcio – é preciso reorganizar a vida pessoal, mas também a vida financeira. Deixamos-te três dicas que vão tornar a tua vida mais fácil.

Notícia sobre:

Os rendimentos que não tens de declarar no IRS...

A saga do IRS está prestes a começar. De 1 de abril a 30 de junho é preciso submeter a declaração anual de rendimentos no Portal das Finanças. Mas atenção, nem todos os rendimentos têm de ser declarados, por serem tributados em sede de outros impostos ou por razões de política fiscal. Mostramos-te quais são.

Notícia sobre:

IRS: prazo para atualizar dados do agregado familiar termina a 15 de fevereiro

Os contribuintes têm até 15 de fevereiro de 2019 para atualizar e validar no Portal das Finanças os dados do agregado familiar. Se o agregado e a morada permanecerem os mesmos em 2018 não será preciso fazer nada, uma vez que o Fisco irá recuperar os dados da última declaração entregue. Ainda assim, será melhor confirmar que tudo está correto.

Notícia sobre:

Afinal quem terá direito à declaração automática de IRS a partir de agora?

Quando chegar a altura de apresentar o IRS, alguns contribuintes poderão ser abrangidos por uma declaração totalmente preenchida, pronta a verificar e entregar. O decreto-lei que define quem pode ou não usar este meio já foi publicado em Diário da República, e vem confirmar o alargamento da declaração automática de IRS aos titulares de planos de poupança reforma (PPR).

Notícia sobre:

As despesas que podem ajudar-te a poupar (muitos euros) no IRS

Este ano os contribuintes têm até dia 25 de fevereiro para validar as faturas no Portal das Finanças e assim deduzir as respetivas despesas no IRS. Há um conjunto de deduções que podem fazer crescer o valor do reembolso a receber, depois de submetida a declaração anual, entre 1 de abril e 30 de junho de 2019. Por agora deixamos-te com algumas despesas que podem ajudar-te a poupar.

Notícia sobre:

Dicas para melhorar a tua “saúde financeira” em 2019

O novo ano traz com ele novas metas e objetivos. Seja adotar um estilo de vida mais saudável, ler ou viajar mais. Ainda assim é importante não deixar de lado a análise e controlo das finanças pessoais e familiares, e estar preparado para qualquer eventualidade futura. Apresentamos cinco dicas que podem ajudar a melhorar a tua “saúde financeira” em 2019.  

Notícia sobre:
Ricardo Resende/Unsplash

Tudo sobre as tendências do mercado imobiliário (e não só) para 2019

Ano novo, vida nova... e várias mudanças à vista. Para o novo ano que agora arranca espera-se dinâmica, mas também equilíbrio. Desde o travão ao preço das casas, às mudanças no IMI, passando pela construção nova e pela vinda (ou não) dos REIT para Portugal. Sem esquecer as medidas que têm impacto na vida de quem vive ou faz negócios por cá, e que vão "mexer" com a carteira de todos. Eis tudo o que precisas de saber para 2019. 

Notícia sobre:

Batatas fritas, bolachas, cerveja e carro vão ficar mais caros no próximo ano

O Governo vai mesmo avançar com o “imposto da batata frita”. Esta é uma das novidades que consta na versão preliminar do OE2018, já aprovada e cuja entrega oficial no Parlamento se realiza esta sexta-feira. O imposto sobre os alimentos com alto teor de sal é novo, mas não será o único. A cerveja, bebidas espirituosas e refrigerantes também vão ficar mais caros, e nem o carro escapa, já que o Imposto Sobre Veículos e Imposto Único de Circulação também vão aumentar.

Notícia sobre:

Bancos desde a troika que não davam tanto dinheiro para a compra de casa

Desde as vésperas da chegada da troika a Portugal, em março de 2011, que a banca nacional não dava tanto dinheiro para financiar a compra de casa. No final do primeiro semestre, o crédito à habitação atingiu o valor mais elevado desde então, com um total de 2.699 milhões de euros, segundo o Banco de Portugal informou esta terça-feira. No mesmo período de 2015 tinham sido emprestados 1.665 milhões de euros.

Notícia sobre: