
Em Portugal, quase metade (44%) dos profissionais que integram a Geração Z (nascidos entre 1995 e 2004) e 31% dos Millennials (nascidos entre 1982 e 1994) acumulam dois empregos (a tempo parcial ou completo) para conseguirem honrar compromissos financeiros. Esta é uma das conclusões a retirar do inquérito “Gen Z and Millennial Survey 2023”, realizado pela consultora Deloitte.
Os dados do estudo mostram ainda que, num ano, o número de profissionais em Portugal que acumulam, pelo menos, dois empregos aumentou de 23% para 31% no caso dos Millennials e de 32% para 44% no caso da Geração Z.
Para quase metade destes profissionais (47% da Geração Z e 46% dos Millennials), a opção de ter um segundo emprego deve-se à necessidade de obter uma fonte de rendimento adicional que garanta o cumprimento dos seus compromissos financeiros.
Estas são outras das conclusões a retirar do estudo da Deloitte:
- 49% da Geração Z e 48% dos Millennials estão numa modalidade de trabalho híbrido ou remoto, e muitos afirmam que considerariam procurar um novo trabalho caso o seu empregador tornasse o trabalho presencial obrigatório;
- Quase metade dos jovens portugueses (39% da Geração Z e 44% dos Millennials) são a favor da semana de trabalho de quatro dias;
- Preocupações quanto a custo de vida crescente afetam os jovens, com mais de metade a acreditar que será muito difícil ou impossível constituírem uma família ou comprarem casa própria.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta