Inflação em Portugal iguala a da Zona Euro. E a taxa de inflação subjacente recuou para os 6,2% em agosto, aponta Eurostat.
Comentários: 0

A inflação na Zona Euro manteve-se estável em agosto nos 5,3%, voltando a ter o aumento de preços mais baixo desde janeiro de 2022. A estimativa rápida do Eurostat aponta ainda que foi Espanha e a Bélgica que registaram os mais baixos aumentos de preços no mês passado (2,4% em ambos os casos). Já a inflação em Portugal está em linha com a da Zona Euro, tendo-se fixado também nos 5,3%. 

Entre os 20 países europeus com dados disponíveis até à data, verifica-se que foi na Eslováquia (9,6%), na Croácia (8,5%) e na Áustria (7,6%) que registaram as taxas de inflação mais elevadas em agosto. Já as mais baixas, foram observadas na Bélgica e em Espanha (ambas 2,4%), mostram os dados publicados pelo Eurostat na passada quinta-feira, dia 31 de agosto.

Já Portugal surge a meio da tabela, com a taxa de inflação de 5,3%, um valor superior à registada nos dois meses anteriores (4,3% em julho e 4,7% em junho). Face a agosto de 2022, quando registou 9,3%, a taxa de inflação está bem menor no nosso país.

A evolução da inflação na Zona Euro em agosto deveu-se, sobretudo, à menor queda do custo da energia, embora a evolução continue negativa pelo quarto mês consecutivo. Portanto, em agosto a inflação na energia foi de -3,3%, face aos -6,1% de julho.

A componente da alimentação, álcool e tabaco é a que deverá registar a maior taxa de inflação homóloga em agosto (9,8%, face aos 10,8% de julho), seguindo-se a dos serviços (5,5%, que se compara com 5,6% de julho), a componente dos bens industriais não energéticos (abrandou de 5,0% para 4,8%)

Já a taxa de inflação subjacente, que exclui o preço dos produtos alimentares transformados e da energia, recuou para os 6,2%, face aos 6,6% registados em julho.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta