
O indicador de confiança dos consumidores voltou a diminuir em setembro, após ter atingido em julho máximos desde fevereiro de 2022, enquanto o indicador de clima económico recuou pelo terceiro mês consecutivo, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Segundo os resultados dos "Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores", o indicador de confiança dos consumidores "diminuiu em agosto e setembro, de forma mais intensa no último mês, após ter registado em julho o valor máximo desde fevereiro de 2022".
"A evolução do indicador no último mês resultou do contributo negativo de todas as componentes, expectativas de evolução futura de realização de compras importantes por parte das famílias, da situação económica do país, e da situação financeira do agregado familiar, e opiniões sobre a evolução passada da situação financeira do agregado familiar, destacando-se as duas primeiras", lê-se ainda.
Quanto ao indicador de clima económico, “diminuiu entre julho e setembro, após ter estabilizado em junho”, tendo os indicadores de confiança diminuído no comércio e nos serviços e aumentado na construção e obras públicas e na indústria transformadora.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta