Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Instituto Nacional de Estatística

Últimas notícias sobre "Instituto Nacional de Estatística" publicadas em idealista.pt/news

Radiografia do dia: Evolução da prestação da casa nos últimos anos

Más notícias para quem pediu dinheiro emprestado ao banco para comprar casa. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), em março, a taxa de juro implícita no conjunto dos contratos de crédito à habitação situou-se em 1,445%, mais 0,013% que no mês anterior.

Notícia sobre:

Alojamentos turísticos nacionais tiveram proveitos de 3,7 mil milhões em 2017

Os proveitos totais do alojamento turístico nacional atingiram 3,7 mil milhões de euros em 2017, mais 18,6% que no ano anterior. Já os proveitos de aposento totalizaram 2,7 mil milhões de euros, o que representa uma subida homóloga de 20,9%. Em 2016, face a 2015, os proveitos totais tinham subido 18,1% e os de aposento 19,2%.

Notícia sobre:

Juros da casa estabilizam em maio, mas descem nos contratos dos últimos três meses

A taxa de juro implícita nos contratos de crédito à habitação manteve-se inalterada em maio, face a abril, mas desceu nos contratos mais recentes, ou seja, os que foram celebrados nos últimos três meses. 

Notícia sobre:

Radiografia do dia: Risco de pobreza em Portugal em 2013 por sexo e grupo etário

O risco de pobreza aumentou em Portugal e abrange quase uma em cada cinco pessoas. O Inquérito às Condições de Vida e Rendimento, realizado em 2014 sobre rendimentos de 2013, indica que 19,5% das pessoas estavam em risco de pobreza em 2013, face à taxa de 18,7% registada em 2012.

Notícia sobre:

Preço das casas subiu 4,9% num ano (gráficos)

O Índice de Preços da Habitação (IPHab) registou um aumento de 4,9% no terceiro trimestre de 2014, face ao mesmo período no ano passado. Trata-se, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), da quarta subida trimestral homóloga consecutiva. Ao todo, entre julho e setembro deste ano, foram transacionadas 20.454 casas – 77% das quais em segunda mão –, mais 0,9% que no período homólogo.

Notícia sobre:

Radiografia do dia: Evolução do número de edifícios licenciados e concluídos no país desde 2004

No terceiro trimestre de 2014, o número de edifícios licenciados diminuiu 6,1% face ao período homólogo, uma variação superior face à verificada no segundo trimestre (-4,5%). Segundo dado do Instituto Nacional de Estatística (INE), também se registou uma variação homóloga negativa no número de edifícios concluídos, nesta caso de 42% – no segundo trimestre a quebra homóloga tinha sido de -35,4%.

Notícia sobre:

Radiografia do dia: Evolução do índice de produção na construção em Portugal

O índice de produção na construção registou uma variação homóloga de -6,4% em outubro, inferior à verificada no mês anterior (-7,3%). Segundo o INE, “a variação menos negativa revelada pela atividade da Construção foi extensiva aos dois segmentos considerados, Construção de Edifícios e Engenharia Civil, que registaram variações homólogas de -5,6% e -7,6%, respetivamente”.

Notícia sobre:

Radiografia do dia: Evolução das exportações portuguesas nos últimos dois anos

Em outubro, as exportações de bens aumentaram 9,4% e as importações de bens cresceram 1,2% quando comparadas com o mesmo mês do ano passado. Trata-se, segundo o INE, da maior subida homóloga de 2014. Em termos trimestrais, as exportações de bens aumentaram 4,1% e as importações de bens aumentaram 2% no trimestre terminado em outubro de 2014, face ao período homólogo.

Notícia sobre:

Custos de construção de casas novas voltam a aumentar 0,5%

A taxa de variação homóloga do índice de Custos de Construção de Habitação Nova manteve-se inalterada (0,5%) em outubro, à semelhança do que já tinha acontecido em setembro. Já o índice da componente Materiais diminuiu 0,1% em termos homólogos, mas subiu 0,2% face ao mês anterior. Em causa estão dados do INE.

Notícia sobre:

Radiografia do dia: Evolução da utilização de banda larga nas empresas portuguesas

Há cada vez mais pessoas e empresas a usar internet de banda larga. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o acesso à internet em banda larga pelas empresas com dez ou mais pessoas ao serviço tem vindo a aumentar nos últimos anos, atingindo este ano um nível de 95%.

Notícia sobre: