
A temperatura da superfície do Mar Mediterrâneo apresentou uma tendência ascendente nos último anos, estando a preocupar os especialistas ambientais. É isso mesmo que revela o relatório do Statista "O Estado do Mar Mediterrâneo".
2023 foi o ano mais quente já registado no Mar Mediterrâneo, com uma anomalia anual 0,5 graus Celsius superior à temperatura média observada entre 1991 e 2020.
Tal como afirma o relatório, “espera-se que 2024 siga essa tendência”, uma suposição baseada, em parte, nos dados de 15 de agosto de 2024, dia em que o Mar Mediterrâneo apresentou a maior temperatura desde que há registos contabilizados.
De acordo com os autores do relatório: “Embora as variações regulares na temperatura do oceano estejam ligadas a padrões climáticos naturais, as alterações climáticas estão a impulsionar o aumento atual”. E alertaram ainda que, embora os oceanos tenham uma grande capacidade térmica, “isto causa uma série de efeitos em cascata, como a elevação do nível do mar e a acidificação dos oceanos".
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Para poder comentar deves entrar na tua conta