Temperatura global mais quente

Janeiro de 2025 foi o mês mais quente já registado no mundo

O mês de janeiro foi o mais quente alguma vez registado e a temperatura excedeu em 1,75 graus celsius (°C) o nível pré-industrial, sendo o 18.º mês dos últimos 19 com uma temperatura média acima dos 1,5°C.De acordo com o serviço europeu de observação da Terra Copernicus, que divulga esta quinta-feir
Calor e altas temperaturas

Nestes países foram batidos recordes de altas temperaturas

As altas temperaturas que se fazem sentir estão a deixar marcas em todo o mundo, tendo sido batido, no dia 22 de julho de 2024, um recorde com muitos anos (desde 1940). Nesse dia, a temperatura média do ar à superfície da Terra atingiu 17,15°C, um valor que supera o anterior recorde de 17,09°C, alcançado no dia anterior. Fica a saber em que países do mundo foram batidos recordes de altas temperaturas nos últimos seis anos (desde 2019). 
Temperaturas no verão

Verão em Portugal aquece ano após ano - e continua a somar recordes

As temperaturas registadas em Portugal durante os meses de verão têm estado a aumentar ano após ano. Os dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) revelam que nos anos de 2020 e 2022, registaram-se temperaturas máximas que quase atingiram os 40 graus Celsius. Este ano poderá haver novos recordes de temperatura cá dentro e a nível global.
Dias mais quentes de sempre

Temperaturas a subir: 21 de julho foi o dia mais quente de sempre

As altas temperaturas que se fazem sentir, em Portugal e no mundo, estão a deixar marcas. Prova disso é o facto de o dia 21 de julho de 2024 ter sido o mais quente de sempre desde que há registos no planeta Terra. Atingiu-se, nesse dia, uma temperatura média de 17,09 graus Celsius, ou 62,76 graus Fahrenheit. 
Seca no Algarve

Algarve em seca apesar das chuvas – e dessalinizadora tem luz verde

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu esta quarta-feira (3 de abril de 2024) uma Declaração de Impacte Ambiental (DIA) favorável para o projeto da estação de dessalinização de água do mar a instalar no Algarve, embora condicionada ao cumprimento de um conjunto de condições. Segundo a entidade, a região sul do país continua em seca hidrológica extrema, apesar de as chuvas registadas na última semana terem elevado as reservas das barragens para 44% da sua capacidade total de armazenamento.
2023 foi o ano mais quente de sempre no planeta Terra

Ano de 2023 foi o mais quente de sempre

O ano de 2023 foi o mais quente desde que há registos, tendo a temperatura média global estado 1,49 graus acima dos valores antes da Revolução Industrial, segundo dados divulgados recentemente pelo serviço de observação da Terra da União Europeia (UE), Copérnico.
Temperatauras sempre a subir

Oceanos nunca estiveram tão quentes

As brutais ondas de calor que se fazem sentir este verão calcinaram o mundo. E não parece que o cenário se alterará. A temperatura dos oceanos atingiu o ponto mais alto da história moderna, e por uma margem extraordinariamente ampla.
A onda de calor em Lisboa à lupa

O impacto da onda de calor em Lisboa à lupa

Lisboa é a sétima cidade europeia mais exposta a ondas de calor, num total de 600 cidades. Os dados mais recentes permitem concluir que, na capital, o Parque das Nações e a Baixa são as ilhas – ou melhor, os “arquipélagos” – de calor urbano que apresentam maior intensidade, que em períodos de ondas de calor como o que vivemos aquecem ainda mais.
Tipos de clima em Portugal e na Europa

O mapa dos diferentes tipos de clima na Europa

O sistema de Köppen, criado pelo geógrafo Wladimir Petrovich Köppen no início do século XX, reconhece a existência de 12 tipos de clima na Europa. Em Portugal há pelo menos dois distintos (mediterrânico de transição e mediterrânico seco), menos, por exemplo, dos existentes em Espanha, que é um dos países da Europa com mais variações climáticas. 
Península Ibérica vai “assar” este século com aumento da temperatura

Península Ibérica vai “assar” este século com aumento da temperatura

As temperatura da Península Ibérica vão aumentar de forma brutal – e “muito preocupante” – nos próximos anos, até final do século. As previsões indicam que, até 2100, podem ser registados “aumentos da temperatura média de dois a três graus ao longo de todo o ano, o suficiente para causar graves impactos no meio ambiente e na saúde pública”. O alerta é de um estudo da Universidade de Aveiro (UA), que conclui ainda que, em Portugal, há “regiões que poderão registar aumentos de quatro a cinco graus centígrados nas máximas diárias”. 
Cidades europeias estão cada vez mais quentes...

Cidades europeias estão cada vez mais quentes...

As cidades europeias estão, em média, um grau mais quentes que no século passado. Foi em Kiruna, na Suécia, que a temperatura média mais subiu (aumentou 3,4 graus face à média registada no período entre 1900 e 1999) nos últimos 17 anos. A completar o pódio encontram-se Fredrikstad, na Noruega, e Lappeenranta, na Finlândia, que aqueceram três graus.
Rumores

Rumores

UTAO prevê défice abaixo do previsto pelo Governo: O défice deste ano pode mesmo ficar abaixo da meta traçada pelo Governo, mas a concretização desta boa notícia ainda está presa por acontecimentos do último trimestre deste ano, que são ainda desconhecidos.
rumores

rumores

subsídios em duodécimos podem entrar só em fevereiro: ainda não existe enquadramento legal em diário da república que permita aos patrões e empresas o anunciado pagamento de metade dos subsídios de natal e de férias em duodécimos.