Segundo o inquérito da Deloitte, 45% da geração Z e 50% dos millennials em Portugal sentem-se stressados pelo futuro financeiro.
Comentários: 0
Principais preocupações dos jovens
Freepik

Os jovens portugueses sentem-se cada vez mais pressionados pelo custo de vida, com impacto direto na saúde mental e nas perspetivas de futuro. Segundo o Inquérito Geração Z e Millennial 2025, da Deloitte, 45% dos elementos da geração Z e 50% dos millennials em Portugal dizem viver em estado de ansiedade constante, sobretudo devido ao “futuro financeiro”. Apenas cerca de metade considera ter uma boa saúde mental, colocando este tema como uma das suas maiores preocupações, logo a seguir ao custo de vida.

Principais preocupações dos jovens
Público

As dificuldades económicas estão também a afastar muitos do ensino superior. Entre os portugueses que não prosseguiram estudos, 49% da geração Z e 53% dos millennials apontam os constrangimentos financeiros como o principal motivo, um valor muito acima da média global. O peso do custo de vida soma-se a outros fatores como circunstâncias familiares ou pessoais e a perceção de que algumas carreiras já não exigem qualificações superiores.

Apesar do cenário de incerteza, há sinais de adaptação ao futuro do trabalho. Quase 60% dos jovens recorrem à inteligência artificial no dia-a-dia, com um em cada cinco a ter já concluído formação na área. Ainda assim, a maioria acredita que são as chamadas soft skills que continuarão a fazer a diferença na progressão profissional, revelando uma geração dividida entre a ansiedade financeira e a vontade de se preparar para as mudanças tecnológicas.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta