comprar casa

Jovens: baixos salários adiam sonho de ter casa própria

Mais de 65% dos jovens trabalham 36 horas semanais e recebem menos de mil euros líquidos por mês, revelam os dados de um estudo recente intitulado “Retrato da População Jovem Portuguesa. Quem São, o Que as/os Move Agora e Quais as suas Expectativas”. Cumprir o sonho de ter casa própria é cada mais difícil ou praticamente impossível.
Isenção de IMT em Lisboa

Isenção de IMT para jovens em Lisboa vai avançar, garante Moedas

O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas (PSD), questionou esta terça-feira, dia 12 de dezembro, PS e CDU sobre o chumbo da isenção de IMT para jovens, viabilizada em outros municípios, e afirmou que a medida vai avançar “só não se sabe quando”. “Porque é que não conseguimos fazer em Lisboa
sair de casa dos pais

Jovens portugueses voltam a sair de casa dos pais antes dos 30 anos

Sair de casa dos pais é ambição de muitos jovens portugueses. Por várias razões, muitas vezes económicas, esse sonho é adiado ano após ano. Em 2021, segundo o Eurostat, Portugal foi o país da União Europeia (UE) em que os jovens saíram mais tarde de casa dos pais: em média, aos 33,6 anos. Já no ano passado, esse número baixou para os 29,7 anos.
Habitação acessível para jovens

Habitação acessível é um dos "maiores desafios” dos jovens, diz Costa

O secretário-geral do PS, António Costa, sublinhou este fim de semana, em Braga, a aposta do Governo em políticas para que os jovens se possam realizar plenamente em Portugal, para evitar a fuga de capital humano. Para o primeiro-ministro, o trabalho digno e a habitação acessível são os “dois maiores desafios” que atualmente se colocam aos jovens, após o seu percurso escolar.