Surf melhora ansiedade

Surf mergulha na saúde mental: ajuda a reduzir stress e ansiedade

O verão vai na crista da onda. E o surf em Portugal tem atraído cada vez mais praticantes de todo o mundo, até porque é muito mais do que um desporto. A prática de surf traz benefícios para a saúde mental de todos, ajudando a reduzir o stress e a ansiedade. Mas não só. Fica a conhecer os cinco benefícios do surf para a saúde.
férias

Ir de férias e relaxar: 7 truques para desligar (mesmo) do trabalho

Ir de férias descansado parece uma tarefa relativamente simples. Será mesmo assim? Há quem não consiga relaxar e desligar do trabalho durante esse período. Mas é fundamental fazê-lo para manter o bem-estar e garantir uma experiência de férias tranquila e sem preocupações. Há 7 perguntas-chave a fazer antes de ires férias que podem ajudar-te a descontrair.
saúde mental

“Precrastinação”: o risco de querer fazer tudo (demasiado) depressa

Há quem "adore" procrastinar – adiar ou prolongar uma tarefa, compromissos ou atividade – e quem, pelo contrário, sofra da síndrome oposta: o da “precrastinação”. Trata-se de pessoas que levam muito a sério o ditado “não deixes para amanhã o que podes fazer hoje” e vivem obcecadas em riscar da lista de tarefas as coisas que têm para fazer. Mas será que o querer fazer tudo demasiado depressa comporta riscos? A verdade é que a máxima eficiência também tem um lado negativo.
Dependência do telemóvel

Como passar menos tempo no telemóvel? Estas dicas vão ajudar

As tecnologias fazem parte do nosso dia a dia – é certo – e são bastante úteis, já que nos facilitam várias tarefas e permitem que estejamos informados sobre o que se passa no mundo em tempo real. Mas já paraste para pensar quanto tempo passas com o telemóvel na mão? E como é que esta dependência tecnológica influencia as tuas relações com os outros? E a tua próxima saúde mental? Se já te deste conta o quão é importante reduzir o tempo em que passas no telemóvel, vem daí descobrir dicas rápidas e eficazes que te vão ajudar fazê-lo, mantendo o foco naquilo que realmente importa.
Burnout

Como sobreviver ao 'burnout' ou esgotamento do Natal

Todos temos uma data na cabeça para quando acaba o período das festas. Há quem considere que é quando o Pai Natal deixa as prendas debaixo da árvore, outros na passagem de ano ou no dia de Reis... E saberemos dizer quando começa exatamente a época do Natal?
Depressão de inverno

Dias frios e cinzentos provocam depressão de inverno: como combater?

Com a chegada do outono e do inverno, os dias mais curtos, frios e cinzentos começam a dominar as semanas. E, muitas vezes, influenciam o nosso estado de espírito e o nosso relógio biológico. Há quem sinta alterações no humor, os níveis de preguiça a aumentar e uma maior necessidade de comer hidratos de carbono. Estes são alguns sinais de alerta que podem indicar a presença de uma depressão sazonal. Se estás a passar por uma situação semelhante, vem daí descobrir como podes ultrapassar esta desordem afetiva que ocorre durante as estações mais frias do ano.
ansiedade

Como enfrentar a ansiedade e tristeza de domingo à noite?

As tardes e noites de domingo à noite, antes do regresso ao trabalho, são sinónimo de ansiedade e stress para muitas pessoas. Apesar de se querer aproveitar o dia, e o fim de semana, tirando partido do merecido tempo de lazer, surgem pensamentos negativos que causam grande desconforto – e tudo porque a segunda-feira está à vista. Mas há formas de minimizar o impacto destes sentimentos. Sabe como.