Il Paese Ritrovato, Monza

Esta aldeia italiana oferece uma nova vida aos pacientes de Alzheimer

“Il Paese Ritrovato”, em Monza (Itália), é um projeto idealizado pela cooperativa social La Meridiana para acolher e assistir pessoas com Alzheimer e demência, “um lugar onde as pessoas com demência são livres para escolher o que fazer do seu tempo e reencontram uma dimensão de socialidade que devolve valor às suas vidas”. Para entender melhor como surgiu essa realidade e em que consiste exatamente, o idealista/news conversou com Marco Fumagalli, vice-presidente da organização.
Principais preocupações dos jovens

Custo de vida aumenta tristeza e afasta jovens da universidade

Os jovens portugueses sentem-se cada vez mais pressionados pelo custo de vida, com impacto direto na saúde mental e nas perspetivas de futuro. Segundo o Inquérito Geração Z e Millennial 2025, da Deloitte, 45% dos elementos da geração Z e 50% dos millennials em Portugal dizem viver em estado de ansiedade constante, sobretudo devido ao “futuro financeiro”. Apenas cerca de metade considera ter uma boa saúde mental, colocando este tema como uma das suas maiores preocupações, logo a seguir ao custo de vida.
Surf melhora ansiedade

Surf mergulha na saúde mental: ajuda a reduzir stress e ansiedade

O verão vai na crista da onda. E o surf em Portugal tem atraído cada vez mais praticantes de todo o mundo, até porque é muito mais do que um desporto. A prática de surf traz benefícios para a saúde mental de todos, ajudando a reduzir o stress e a ansiedade. Mas não só. Fica a conhecer os cinco benefícios do surf para a saúde.
férias

Ir de férias e relaxar: 7 truques para desligar (mesmo) do trabalho

Ir de férias descansado parece uma tarefa relativamente simples. Será mesmo assim? Há quem não consiga relaxar e desligar do trabalho durante esse período. Mas é fundamental fazê-lo para manter o bem-estar e garantir uma experiência de férias tranquila e sem preocupações. Há 7 perguntas-chave a fazer antes de ires férias que podem ajudar-te a descontrair.
saúde mental

“Precrastinação”: o risco de querer fazer tudo (demasiado) depressa

Há quem "adore" procrastinar – adiar ou prolongar uma tarefa, compromissos ou atividade – e quem, pelo contrário, sofra da síndrome oposta: o da “precrastinação”. Trata-se de pessoas que levam muito a sério o ditado “não deixes para amanhã o que podes fazer hoje” e vivem obcecadas em riscar da lista de tarefas as coisas que têm para fazer. Mas será que o querer fazer tudo demasiado depressa comporta riscos? A verdade é que a máxima eficiência também tem um lado negativo.
Dependência do telemóvel

Como passar menos tempo no telemóvel? Estas dicas vão ajudar

As tecnologias fazem parte do nosso dia a dia – é certo – e são bastante úteis, já que nos facilitam várias tarefas e permitem que estejamos informados sobre o que se passa no mundo em tempo real. Mas já paraste para pensar quanto tempo passas com o telemóvel na mão? E como é que esta dependência tecnológica influencia as tuas relações com os outros? E a tua próxima saúde mental? Se já te deste conta o quão é importante reduzir o tempo em que passas no telemóvel, vem daí descobrir dicas rápidas e eficazes que te vão ajudar fazê-lo, mantendo o foco naquilo que realmente importa.
Burnout

Como sobreviver ao 'burnout' ou esgotamento do Natal

Todos temos uma data na cabeça para quando acaba o período das festas. Há quem considere que é quando o Pai Natal deixa as prendas debaixo da árvore, outros na passagem de ano ou no dia de Reis... E saberemos dizer quando começa exatamente a época do Natal?
Depressão de inverno

Dias frios e cinzentos provocam depressão de inverno: como combater?

Com a chegada do outono e do inverno, os dias mais curtos, frios e cinzentos começam a dominar as semanas. E, muitas vezes, influenciam o nosso estado de espírito e o nosso relógio biológico. Há quem sinta alterações no humor, os níveis de preguiça a aumentar e uma maior necessidade de comer hidratos de carbono. Estes são alguns sinais de alerta que podem indicar a presença de uma depressão sazonal. Se estás a passar por uma situação semelhante, vem daí descobrir como podes ultrapassar esta desordem afetiva que ocorre durante as estações mais frias do ano.
ansiedade

Como enfrentar a ansiedade e tristeza de domingo à noite?

As tardes e noites de domingo à noite, antes do regresso ao trabalho, são sinónimo de ansiedade e stress para muitas pessoas. Apesar de se querer aproveitar o dia, e o fim de semana, tirando partido do merecido tempo de lazer, surgem pensamentos negativos que causam grande desconforto – e tudo porque a segunda-feira está à vista. Mas há formas de minimizar o impacto destes sentimentos. Sabe como.
Augusto Cury

Gestão da emoção: a chave mestra de Augusto Cury para criar lares felizes

A casa já não é apenas um dormitório, a casa é o pilar da nossa existência. Um porto de abrigo, um espaço onde criamos memórias, recarregamos energias ou até trabalhamos. E por isso a relação entre a gestão da emoção, saúde mental, e a casa onde vivemos, é mais profunda do que imaginamos. Ter uma casa, por si só, não nos faz mais felizes ou garante qualidade de vida, até porque “há muitos miseráveis a viver em palácios”, segundo o psiquiatra e escritor brasileiro Augusto Cury. Em entrevista ao idealista/news, o cientista diz que, na sua opinião, “estamos diante da geração mais triste de sempre”, de uma sociedade cada vez mais pobre emocionalmente, sendo fundamental travar este “grave” problema. E o imobiliário pode ser parte da solução.
como reduzir a ansiedade

Uma semana sem redes sociais reduz níveis de ansiedade, diz estudo

Sentes-te stressado e ansioso com o trabalho ou com a escola? Ficar uma semana sem aceder às redes sociais pode ajudar. Um estudo recente publicado na revista 'Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking' concluiu que “ficar uma semana longe das redes sociais pode melhorar significativamente o bem-estar, depressão e ansiedade”.
Combater a depressão de inverno

Dicas para combater a depressão de inverno

Oficialmente, a Blue Monday, o “dia mais triste ano ano”, já passou – celebrou-se esta segunda-feira, dia 17 de janeiro de 2022 –, mas a verdade é que este estado de ânimo pode prolongar-se durante mais dias, especialmente agora, que o primeiro mercúrio retrógrado do ano também está de volta.
Efeitos da pandemia na saúde mental dos trabalhadores de vários países

Efeitos da pandemia na saúde mental dos trabalhadores de vários países

O bem-estar mental dos trabalhadores em tempos de pandemia da Covid-19 varia consoante as medidas em vigor nos vários países. Em muitos, como é o caso de Portugal, o teletrabalho passou a ser obrigatório, o que aumentou a tensão e o stress, nomeadamente tendo em conta que muitas pessoas tiveram de conjugar o trabalho com o facto de terem os filhos em casa, em ensino à distância. A juntar a tudo isto há, por exemplo, a organização e arrumação da casa. Os efeitos da pandemia na saúde mental dos trabalhadores são, por isso, elevados.