
A taxa de poupança das famílias na zona euro manteve-se, no segundo trimestre, nos 15,4% e a de investimento estável nos 9,0%, segundo dados divulgados pelo Eurostat.
No que respeita à poupança, apesar de se ter mantido na variação homóloga, subiu, no segundo trimestre, face ao período anterior (15,2%), uma vez que o consumo cresceu a uma taxa percentual inferior à do rendimento disponível bruto (0,7% e 1,0%, respetivamente).
Ao mesmo tempo, de acordo com os dados do serviço estatístico europeu, a taxa de investimento das famílias na zona euro ficou estável em 9,0% desde o terceiro trimestre de 2024, sendo que entre abril e junho a formação bruta de capital fixo aumentou a uma variação percentual equivalente à do rendimento disponível bruto (1,0%).
No mesmo boletim, o Eurostat indica que no segundo trimestre de 2025, a participação dos lucros das empresas (sociedades não financeiras) diminuiu de 39,3% para 39,1% na área do euro , o que é explicado pelo aumento da remuneração empresarial dos empregados (salários e contribuições sociais dos empregadores) mais impostos menos subsídios à produção em 1,1%, a uma taxa ligeiramente superior ao valor acrescentado bruto (0,9%).
A taxa de investimento empresarial na zona do euro caiu de 22,1% para 21,6% no segundo trimestre de 2025, com a formação bruta de capital fixo empresarial diminuindo 1,4%, enquanto o valor agregado bruto aumentou 0,9%.
O Eurostat não divulga dados para a UE nestes indicadores.
Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.
Segue o idealista/news no canal de Whatsapp
Whatsapp idealista/news Portugal
Para poder comentar deves entrar na tua conta