A concentração de municípios acima da média é evidente nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.
Comentários: 0
INDICADOR PER CAPITA DO PODER DE COMPRA POR MUNICÍPIO, 2023
Fonte: INE

Em 2023, apenas 31 dos 308 municípios portugueses apresentaram um poder de compra superior à média nacional, segundo o Indicador per Capita (IpC). Lisboa, Porto e Oeiras lideram a tabela, com os valores mais elevados, seguidos por outros municípios urbanos e capitais de distrito, como Coimbra, Aveiro, Faro e Évora. A concentração de municípios acima da média é particularmente evidente nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, que continuam a destacar-se como os principais polos económicos do país.

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), o poder de compra encontra-se fortemente concentrado nas regiões do Norte e da Grande Lisboa, que, em conjunto, representam mais de metade da percentagem total nacional. A capital portuguesa sozinha é responsável por 9,7% do poder de compra do país, enquanto o Porto concentra 3,8%. 

Já 106 municípios, cerca de um terço do total, registam um IpC inferior a 75, evidenciando um padrão de desigualdade territorial e uma forte ligação entre o poder de compra e a dimensão urbana dos territórios, segundo o boletim.

O INE destaca ainda que cerca de 7% dos municípios concentram metade do poder de compra nacional, um sinal claro da sua distribuição desigual. A análise do Fator de Dinamismo Relativo mostra também que o Algarve se destaca pelo poder de compra sazonal, impulsionado pelo turismo, com municípios como Albufeira, Loulé e Lagos entre os mais dinâmicos. Já Lisboa, Cascais, Faro e Funchal combinam elevados níveis de poder de compra e dinamismo económico, reforçando o seu papel de motores regionais da economia portuguesa.

Acompanha toda a informação imobiliária e os relatórios de dados mais atuais nas nossas newsletters diária e semanal. Também podes acompanhar o mercado imobiliário de luxo com a nossa newsletter mensal de luxo.

Segue o idealista/news no canal de Whatsapp

Whatsapp idealista/news Portugal
Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta