Salário mínimo português ultrapassado pelo da Polónia

Salário mínimo português ultrapassado pelo da Polónia em 2024

O salário mínimo em Portugal aumentou para 956,67 euros brutos em 2024, segundo dados divulgados recentemente pelo Eurostat. Um crescimento, no entanto, que não foi suficiente para melhorar a posição do país face aos restantes parceiros europeus, visto que Portugal desceu um lugar no ranking e foi ultrapassado pela Polónia, tendo passado de 10º para 11º lugar.  
Salário mínimo em Portugal e na UE

Poder de compra: Portugal tem o 9º salário mínimo mais baixo da UE

Portugal é, em 2023, o 9º país da União Europeia (UE) com o salário mínimo mais baixo, em Paridade de Poder de Compra (PPC), segundo a Pordata. De acordo com a Base de Dados de Portugal Contemporâneo – é organizada e desenvolvida pela Fundação Francisco Manuel dos Santos –, Alemanha e Luxemburgo são os países onde o poder de compra do salário mínimo é maior, encontrando-se a Bulgária no último lugar da lista.
funcionários com direito a diuturnidades

Diuturnidades: quem tem direito e como posso calcular?

É provavelmente um ter termos mais difíceis de entender quando falamos do mundo do trabalho.  Mesmo assim é importante que entendas o conceito de diuturnidades.  Neste artigo, vamos esclarecer um pouco mais sobre a importância das diuturnidades, quem tem direito e como calculá-las, para que consiga
IRS 2023

Simulações de IRS: quanto sobem os rendimentos líquidos em 2023?

Há mudanças à vista no IRS em 2023. O Governo vai promover a valorização salarial global de 5,1% já no próximo ano. Mas para garantir que as famílias não vão perder rendimentos líquidos, o Executivo propõe no Orçamento de Estado para 2023 (OE2023) avançar com a reforma do Mínimo de Existência e das tabelas de retenção na fonte. Para compreender quanto é que as famílias vão descontar de IRS em 2023 e como é que ficam os seus rendimentos líquidos, a PwC preparou para o idealista/news um conjunto de simulações.  
O que se sabe do OE2023

Do salário mínimo ao IRS: o que já se sabe sobre o OE2023

As negociações do Orçamento do Estado para 2023 (OE2023) têm marcado a agenda nos últimos dias. E a proposta vai dar entrada na Assembleia da República (AR) esta segunda-feira, dia 10 de outubro. Já há várias linhas gerais conhecidas da proposta do Governo socialista, que vão mexer com as carteiras das famílias no próximo ano. Da atualização do IRS com base em aumentos de 5,1% à subida do salário mínimo para 760 euros, passando pelos apoios no crédito habitação. Explicamos o que está em causa.
Salário mínimo sobe nos Países Baixos – e há mudanças no imobiliário

Salário mínimo sobe nos Países Baixos – e há mudanças no imobiliário

O Governo dos Países Baixos propôs um pacote de medidas económicas no âmbito do Orçamento do Estado para 2023 (OE2023), tendo em vista combater a elevada inflação no país – atingiu em agosto os 13,7%, superior à média da Zona Euro (9,1%) e da União Europeia (10,1%). Entre elas está o aumento de 10% do salário mínimo do país, bem como mexidas nos impostos relacionados com a compra e venda de imóveis. 
Pobreza no trabalho

Custo de vida e da casa a subir? “Salário mínimo não é adequado”

Não basta trabalhar para deixar de ser pobre em Portugal. O salário mínimo em Portugal “não é adequado” aos custos de vida no país, que estão a subir a um ritmo bem superior face aos rendimentos das famílias, como é o caso dos preços das casas e dos custos de energia. Este cenário coloca Portugal no grupo dos sete países europeus com mais 10% de trabalhadores em risco de pobreza. E são os migrantes, os refugiados, as pessoas ciganas e os jovens os mais vulneráveis no mercado de trabalho português, segundo conclui um estudo da Cáritas.