O ranking mundial da competitividade continua a ser liderado pela Suíça. Seguem-se Singapura, EUA (subiram dois lugares), Finlândia e Alemanha (desceram uma posição cada um), por esta ordem.
De acordo com o ranking, divulgado esta quarta-feira pelo World Economic Forum (Fórum Económico Mundial), Portugal encontra-se no 36º lugar, tendo subido 15 posições face a 2013 – inverteu uma tendência de queda que se verificava desde 2005, quando o país alcançou o 22º lugar.

Radiografia do dia: Evolução da competitividade em Portugal nos últimos anos
Portugal subiu três posições no ranking dos 60 países mais competitivos do mundo, ocupando agora a 43ª posição. A lista, divulgada pelo Centro de Competitividade Mundial, com sede em Lausanne (Suíça), é lidera pelos EUA. Seguem-se Suíça e Singapura, que ocupam o segundo e terceiro lugar, respetivamente.
radiografia do dia: índice de competitividade em portugal e ilhas
o gráfico em cima revela qual é o índice de competitividade existente em portugal continental e nas ilhas (madeira e açores). como se pode constatar, há uma grande diferença entre os valores apurados na grande lisboa e no grande porto com as restantes zonas. o contraste é de facto enorme, sobretudo no interior do país
Mais-valias: cedência de posição contratual não é aceite para isenção
Um contribuinte que tenha cedido a sua posição contratual num negócio de compra de uma casa ainda em planta e tenha utilizado o dinheiro recebido para abater num crédito para aquisição de habitação própria e permanente, entretanto contraído, terá de pagar IRS sobre as mais-valias que tenha registado.
IMT: receitas dos municípios aumentam 320 milhões de euros até agosto
As receitas dos municípios com o Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT), que se aplica às transações imobiliárias, aumentaram 320 milhões de euros nos primeiros oito meses do ano em relação ao mesmo período de 2024, mostram dados da Entidade Orçamental.
Levantamento cadastral predial: como fazer passo a passo
O cadastro predial organiza a identificação e localização dos imóveis, incluindo a sua configuração e a sua área, para garantir um registo claro e atualizado das propriedades. Com o novo regime, o processo ficou mais simples e transparente, beneficiando tanto os proprietários como a administração pública.
Subsídio de mobilidade: como funciona na Madeira e nos Açores?
O subsídio de mobilidade nas regiões autónomas, criado em 2015 para garantir que residentes, residentes equiparados e estudantes dos Açores e da Madeira possam viajar por tarifas máximas reguladas, sofreu importantes alterações.
IMT Jovem: isenção mantém-se em caso de venda e compra de nova casa
Um jovem com até 35 anos que tenha vendido uma casa de Habitação Própria e Permanente (HPP) comprada há menos de seis anos e que tenha beneficiado de isenção do Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) não perderá o respetivo benefício fiscal. Em causa está um entendimento da Autoridade Tributária (AT), em esclarecimento a um contribuinte.
Para poder comentar deves entrar na tua conta